Dinamismo e liderança
Vice-Presidente do Sindicato de Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro - Mário de Sousa em entrevista à Equipe Wolff
RW: Como é que foi a reunião com a Presidente?
Mário de Sousa: Nós não estivemos exatamente com a Presidente, e sim na Secretaria de Comunicação da Presidência.
RW: Certo.
Mário de Sousa: Fomos lá muito bem recebidos por vários gerentes. O gerente de negócios, gerente de patrocínio, e o Diretor de patrocínio lá da Secretaria da Presidente Dilma.
Pois nós fomos levar o Projeto do Prêmio Nacional do Jornalismo Ambiental, para que a SECOM nos desse um apoio. Além desse apoio – a chancela. E também já está chancelado pela Federação Nacional de Jornalistas – a FENAJ – pela Fundação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil e pela Associação Brasileira de Imprensa. E também a SECOM chancelou o Prêmio – e abriu as portar para o Sindicato, para as grandes empresas e Fundações e Autarquias do Governo Federal – para que a gente encaminhasse sob chancela deles – o Prêmio. É o que o Presidente Continentino está fazendo agora: encaminhando o Projeto à Petrobrás, Eletrobrás, Furnas, Banco do Brasil... para que a gente viabilize financeiramente o Prêmio.
RW: Muito bom, muito bom de verdade! E... como é que surgiu essa ideia?
Mário de Sousa: Essa ideia surgiu num Congresso Nacio
nal de Jornalistas do Acre – e que nós temos aqui, dentro do Sindicato, dois diretores que são ligados à questão ambiental... que é o Vilmar Berna... Ele inclusive recebeu Prêmio.
nal de Jornalistas do Acre – e que nós temos aqui, dentro do Sindicato, dois diretores que são ligados à questão ambiental... que é o Vilmar Berna... Ele inclusive recebeu Prêmio.
Continentino: Ele é detentor do Prêmio 500 da ONU sob
re Meio Ambiente. E cuja honraria é dada pelo Imperador do Japão, na cidade de Tóquio! E só quatro pessoas têm esse Prêmio: quatro brasileiros – Vilmar Berna, Betinho, Chico Mendes e Carlos Minc.
re Meio Ambiente. E cuja honraria é dada pelo Imperador do Japão, na cidade de Tóquio! E só quatro pessoas têm esse Prêmio: quatro brasileiros – Vilmar Berna, Betinho, Chico Mendes e Carlos Minc.
Mário de Sousa: Esse Prêmio surgiu, por exemplo, através de Vilmar Berna, que nos sugeriu. E também pela Dulce Tupi – que é uma jornalista muito ligada à questão Meio Ambiente – tem o jornal O Saquá – em Saquarema RJ. E os dois levaram uma proposta para um Congresso Nacional e o tema do Congresso foi “Meio Ambiente e Sustentabilidade”! Isso foi aprovado pela Federação Nacional dos Jornalistas. E aí o próprio Berna – e a Dulce também – levaram a proposta do curso – e que o Vilmar já vem fazendo (através de uma associação que ele tem) e levaram esse grupo para várias partes do Brasil. Então esse pacote foi aprovado! Nós estivemos – o Continentino e eu – em Brasília numa reunião da FENAJ, em que faz parte os presidentes dos 31 Sindicados de Jornalistas do País. Então a gente apresentou essa proposta do Prêmio, lá – e foi aprovado, por todos os Sindicatos.
RW: Foi unanimidade! Parabéns!
Mário de Sousa: Agora estamos nesta fase de reuniões diversas para execução do Projeto. Ele vai ser lançado dia 21 de setembro às 19hrs no Solar do Jambeiro, que é um Centro Cultural muito conhecido aqui de Niterói.
RW: Se me permite a sugestão, gostaria de apresentar ao Dr. Nagib Slaib Filho, que é o Presidente da EMERJ – o qual já entrevistei – para termos o apoio cultural da OAB e da EMERJ.
Continentino: Qualquer apoio cultural ao Prêmio é muito bem vindo. E a todos os projetos que temos e que estamos desenvolvendo.
Mário de Sousa: Será sempre bem vindo, porque a ideia do Sindicato é realmente buscar, cada vez mais estas parcerias. Por exemplo – no último Encontro de Jornalistas, a gente criou uma equipe de trabalho, e visitamos todas as Faculdades de Comunicação. Quanto mais a gente se expandir e criar esses vínculos também no Interior... Porque o Interior é cada vez mais forte em termos de jornalismo, não é? Não só rádio, TV, jornais, revistas, blogs, sites... hoje a rede social, a internet, é muito mais forte nesse sentido, então... a gente tem que buscar cada vez mais. A rede social é cada vez mais forte em informação.
RW: Estamos felizes de estarmos aqui entrevistando os senhores, e honrados porque a Equipe Wolff agradece a entrevista do Presidente Continentino e do Vice Presidente do Sindicato de Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro – o nosso melhor muito obrigado!
Mário de Sousa: O Prêmio abre essa perspectiva aos profissionais de imprensa que atuam na rede de internet. E agradeço à Equipe Wolff essa oportunidade.
RW: Votos de grande sucesso.
Mário de Sousa: Obrigado.
Comentários
Postar um comentário