Cláudio Ivanof Lucarevschi conversando com o Jornalista Reinaldo Wolff

Itaboraí - RJ

Cláudio Ivanof Lucarevschi: (Diante da tela do computador, começa a digitar enquanto lê em voz alta) equipewolff.blogspot.com.br - é!



Reinaldo Wolff: O prefeito de Itaboraí já esta aí como nosso entrevistado. (http://equipewolff.blogspot.com.br/2013/11/prefeito-helil-de-itaborai-em.html)

Prefeito de Itaboraí e a Equipe Wolff

Cláudio Ivanof: Quem está fazendo a manutenção do blog?
RW: É este moço - Arthur Wolff.
AW: Sim, eu faço a manutenção.
Cláudio Ivanof: Você que fez o site?
AW: Eu peguei o template do Blog e fui compondo com imagens, texto, tudo o mais.
RW: As cores, a escolha do padrão, é criação dele. Aí tem a cantora Myriam Jehane; 
(http://equipewolff.blogspot.com.br/2013/10/myriam-jehane-ciconha-em-entrevista.html)

Jehane Saade

Cláudio Ivanof: O senhor é evangélico, não é?
RW: Sim, da Igreja Luterana.
Cláudio Ivanof: Qual?
RW: Luterana. Do Rio Grande do Sul.
Cláudio Ivanof: Ah! A Luterana! Era a do Geisel!
RW: Geisel?
Cláudio Ivanof: É. O Ernesto Geisel.
RW: Não sabia.
Cláudio Ivanof: Luterano típico de lá.
RW: É que no Rio Grande do Sul tem muitos alemães. Geralmente o alemão é católico, ou luterano.
Cláudio Ivanof: Esses nomes nessa lista são o quê?
RW: Nossos entrevistados.
Cláudio Ivanof: Ah! Se eu quiser ver, por exemplo, uma entrevista do Prefeito... Tem três?
RW: Aqui no Rotary Club.
Ele lê um trecho - "O senhor Prefeito é pastor e também é Prefeito. O senhor é evangélico?" Não é uma redundância?
RW: Tem Pastor que não é evangélico.
Cláudio Ivanof: O que é ser evangélico?
RW: É quem fala do Evangelho de Jesus.
Cláudio Ivanof: É quem segue o Evangelho. O Padre - é evangélico! O luterano segue o Evangelho...
RW: Começou com o Protestantismo. É... Martinho Lutero, Calvino, houve o movimento protestantismo.
Cláudio Ivanof: Ah, esse é o assunto que eu gosto!
Igreja Matriz de Itaboraí (Histórica)
RW: Então o movimento protestantista iniciou contrário à questão da Igreja Católica no tocante a imagens, no tocante ao uso do dinheiro da Igreja - então houve um movimento contrário a esse. E não era um movimento contrário aos conceitos de Jesus, era contrário aos conceitos manifestos. Então o protestantismo hoje não se chama assim, chama evangélico - se bem que todos são! O senhor tem razão.
Cláudio Ivanof: Vamos fazer assim (ele pausa a fala - respira fundo e começa a sua reflexão sobre o tema escrevendo enquanto expõe o pensamento) - Nós temos cristãos e não-cristãos.
RW: Sim.
Cláudio Ivanof: (Em voz calma, clara, como um professor) - Entre os cristãos você tem os católicos, os católicos não-ortodóxos. Você tem os evangélicos e você tem os espíritas.
RW: Sim.

Cláudio Ivanof: Os espíritas kardecistas acreditam em Cristo. Os não-cristãos você tem os judeus...
RW completa a seguir: Os muçulmanos.
(Ele concorda, escreve e continua) - Os budistas.
RW: Os brahmanistas, hinduístas, xamanistas, etc.
(Ele prossegue a linha de raciocínio falando e escrevendo) - E os de religião afro - candomblecistas, etc., e os que são diferentes dos espíritas.
RW: Isso... O senhor é professor de Sociologia?
Cláudio Ivanof: Eu? Não! Sou engenheiro - (afirma convicto mas prossegue na ideia) - Você tem aqui essa categoria. - (Nota-se que os dois têm em comum a paixão por este tema - a religião) - Então vamos trabalhar com a categoria dos cristãos. Para a gente chegar nessa árvore - (e mostra os apontamentos que fez no papel). Bem... Os cristãos começaram com quem? Com Cristo! Após a morte de Cristo surgiram as Casas do Caminho - eram residências que tinham, em torno daquela região, vamos chamar assim - de "culto" ao Cristianismo, por parte dos Apóstolos, que estavam vivos!
RW: Certo.
Cláudio Ivanof: Então eles iam nestas casas. E oravam. Tratavam. Prestavam caridade. Posteriormente, com o avanço do Cristianismo, em Roma principalmente - e aí houve a adesão do Poder, dos Imperadores, não é? Então criou-se a Igreja Católica Apostólica Romana. Só que aí veio o Cisma. Que foram os Ortodoxos. De origem grega.
RW: Em Creta.
Cláudio Ivanof: Em Creta! Aí depois disso tinha o romano e o grego. Duas Igrejas Cristãs e... Católicas!
RW: Sim.

Cláudio Ivanof: Então daqui veio o Cisma. A seguir o Cisma da Rússia... Meu pai era dessa igreja da Rússia. Que abriu aqui. Que criou uma Igreja Russo Otomana - bom, agora não me lembro bem do nome - (Mas segue a linha do raciocínio) - E aqui tem, em 1400 e pouco - surgiu a grande Cisma da Igreja... Que já vinha se deteriorando, e mais ou menos em 1200 d.C. surgiu uma figura que era de renovar da Igreja - Francisco de Assis. "Que o Senhor apareceu e pediu para reformar a Igreja"... Queria que ele reformasse a instituição! 
RW: A estrutura interna, certo.
Cláudio Ivanof: E ele então... Você conhece essa história?
RW: Sim, conheço a história de Francisco de Assis.
Cláudio Ivanof: Mas isso não foi suficiente. Pois 200 anos depois - Calvino e Lutero resolveram fazer a grande Reforma - chamada Reforma Protestante.
RW: Exatamente.
Cláudio Ivanof: Daqui - (e bate com a caneta no papel) - surgiram as Igrejas Reformadas - (ele soletra enquanto escreve, e o pensamento prossegue) - as Igrejas Reformadas são - aquelas que saíram, as calvinistas, etc. Um pouco mais à frente - Henrique VIII quis se casar. Ele era separado, divorciado, e ele pediu ao Papa. Queria casar! Ele era o Rei da Inglaterra!
RW: Sim.
Cláudio Ivanof: E o Papa disse que "Não casava quem já tinha sido casado". Naquela época, ele como Rei disse "Às favas a Igreja, e eu vou criar a minha igreja!" Ele criou então...
RW: A Igreja Anglicana.
Cláudio Ivanof: O Movimento Anglicano. Ou seja, a Igreja Anglicana. Que é exatamente igual à Igreja Católica, só diferencia em um ponto - o celibato, não tem. E a mulher pode ser Sacerdote. Que também eram coisas da Reforma! Então o Rei introduziu um pouco da Reforma e um pouco... Criou...
RW: Percebo que o senhor conhece bem sobre religiões.
Engenheiro Cláudio: Aqui a Igreja Reformada - todas são de excelente qualidade teológica. Todas! Mas... A partir daí surgiram as Igrejas Pentecostais.
RW: Como o senhor sendo engenheiro conhece tanto de religiões? Eu estou fazendo Teologia. Gosto.
Cláudio Ivanof: Ah! Está? Ah! Então está bem. Então está ótimo. A gente pode continuar debatendo que é bom falar desse tema.
RW: Mas o que eu estou admirado, não é elogio fútil, mas apreciação sincera, como o senhor realmente conhece! É bem diferente o pensamento de lógica de engenharia civil, bem diferente de estudo de religiões.
(Pronto! Como uma flama que se acende, os olhos brilham - confesso que eu também me empolguei com a exposição).
Cláudio Ivanof: O Pentecostal, porque aqui é o seguinte - o Luterano, o Batista, o Calvinista tem formação teológica muito forte. As Pentecostais aqui já aliviaram um pouco a formação.
RW: O senhor esqueceu aqui de mencionar o movimento dos Quakers.
Cláudio Ivanof: Ah, sim! Mas aqui - o genérico - aí surgiram os Neopentecostais. E esses Neopentecostais - é que é a questão. Porque Jesus dizia o seguinte - "Cuidado com os falsos profetas... Porque eles virão e falarão em meu nome!" e tem muito Pentecostal nessa.
RW: Sim.
Cláudio Ivanof: São pessoas que dizem "Deus me deu o seguinte... vou montar a minha loja... porque a minha Igreja"... É um negócio! O camarada que entra para lá...



RW interrompe aquela linha de raciocínio: A FACITE é aquela Igreja em frente ao estádio de futebol.
Cláudio Ivanof: Ah, conheço! Agora me lembro. Tem o curso de hebraico.
RW: Isso.
Cláudio Ivanof: Eu vi. Moro ali pertinho.
RW: Ali tem o Pastor Francisco Martins.
Cláudio Ivanof: Ah, olha só... Bom, estes pentecostais aqui é onde se encontra a Igreja Universal. O obreiro põe uma camisa branca e eu estou falando isso, não é pejorativo, estou falando na realidade histórica. Deixa eu lhe dizer uma coisa aqui - eu sou muito ligado à Igreja Universal. Não teologicamente. Com as pessoas que estão lá. Crivela. Laprovita Vera. E o Mauro Macedo. O Crivela é sobrinho do Edir. E o Mauro é primo do Edir. E o Laprovita - não é nem pastor, ele já foi o presidente da Igreja. Porque a Universal tem dois dirigentes dentro da Igreja. O presidente, e um dirigente teológico. Quem manda na teologia da Igreja é o Edir. Nisso ele manda em tudo... Mas ele não assina um documento na Igreja. Quem assina tudo é o presidente. O Laprovita foi o presidente. Foi o Laprovita que comprou a Record. Eu sou o colaborador do Laprovita. Fundamos um Partido juntos. Eu fundei, junto com um grupo, e o Laprovita estava neste grupo. Então... Temos uma identidade boa! E o Crivela é meu colega. Somos engenheiros!
RW: Uma coisa que não está certa é o que eu ouvi, certa vez, um pastor dizendo - que a pessoa vendesse o que tinha, mas que desse provas da fé. Se fosse assim, seria comparável com uma ideia do tipo - "Se atira do penhasco, e vai dar prova da fé". Penso que não é por aí! Aquele pastor errou. Ele não pode induzir a erro. Isso em Direito seria induzir a erro.
Cláudio Ivanof: É verdade! Agora a Universal pega um obreiro, um garoto! Chega ali, põe ele de calça azul marinho, camisa branca, gravata. São aquelas pessoas que auxiliam. Eles na igreja já profissionalizaram isso. Os obreiros têm uniforme e tal. Aí a igreja dá um curso de 15 dias de Teologia. Uma conversa assim como nós tivemos há pouco... E aí dizem ao obreiro - "Você agora é Pastor. Abre a tua igreja". É uma franquia... "Abre a tua franquia!" São os Neopentecostais. Então você tem aí... A igreja do desabafo, a igreja do desaforo... A igreja não-sei-do-que-lá. Entendeu? Agora os Pentecostais Jesus Cristo dos Últimos Dias, Adventistas, Assembleia de Deus (a Evangélica mais organizada). Mas a Universal é a maior Multinacional Brasileira.
Escritora Ana Maria Wolff na TV Record
RW: Aqui está a página do Creio em Mim , autoria de nossa mãe, escritora Ana Maria Wolff. Escreveu um livro "In-Luz no Ocultismo". Ela fez "In-Vita" (convite à vida interior). Nesse livro ela faz uma análise de todas as religiões.
Cláudio Ivanof: Olha que interessante! 
RW: Ela faz uma análise com profundidade e sem sectarismos. Uma análise observatória sobre o que cada um tem de certo, na opinião dela, e o que ela provou. Esse pensamento dessa página é "Coragem na Decisão".
(Veja aqui: http://equipewolff.blogspot.com.br/2013/08/creio-em-mim.html)
(Ele começa a ler em voz alta o texto por inteiro. Ao final do que, Reinaldo fala): Podemos então fazer as perguntas da entrevista do senhor?
Podemos sim.


(Entrevista exclusiva do Secretário de Transportes de Itaboraí - Cláudio Ivanof Lucarevschi ao Jornalista Reinaldo Wolff).
A seguir


Itaboraí, direção à Venda das Pedras

Fotos Arthur Wolff e Equipe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um breve relato sobre a vida da escritora Anna Wolff

INTROSPECÇÃO - É o caminho para crescer o seu poder mental e libertar-se de conflitos

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva