Projeto Caminhos Geológicos - DRM/RJ

Entrevista Geólogo Marcelo Parente Lira e Geógrafo Marcus Felipe Cambra.
2ª Parte



Paulo: O povo ainda não se adaptou às maravilhas do país que tem, não é? Um país estável tecnicamente, clima favorável, solos - para a geração de riquezas, tem este potencial. Em termos de natureza, nós somos abençoados por Deus. 

RW: A Equipe Wolff está honrada com a entrevista dos senhores.
Marcelo: Disponha. Aqui está o meu cartão. 
RW lê em voz alta: Marcelo Parente Lira. 
Marcelo: É. Parente é meu sobrenome.
RW: Deixa eu lhe dizer uma coisa que talvez não saiba - mas há um elo perdido na sua família... São dois irmãos que vieram para o Brasil. Um está em Vila Velha, não sei se ainda está vivo, na década de 80 era vivo. E o outro veio para Cachoeiras de Macacu... 
Marcelo: É mesmo?! 
RW: Eles se perderam na chegada ao Brasil. É a mesma família que está no Espírito Santo e a daqui. 
Marcelo: Olha aí, que coisa!
RW: Porque eu o conheci! Morava na rua atrás da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Prainha em Vila Velha. Ele tinha uma mercearia. Conversávamos muito com o Sr. Lira. E ele me disse "Olha, eu tenho uma saudade no meu coração. Já tem uns 30 anos que não vejo o meu irmão. Perdi o elo com ele desde quando cheguei no Brasil". E eu lhe digo, se procurar, eles são os seus parentes, está bom?
Marcelo: Ok!
RW: Com os votos de felicidades, obrigado pela atenção.



---



Diz o Geógrafo Marcus: O Projeto Caminhos Geológicos, o objetivo é este - divulgação do conhecimento geológico dentro das regiões do Estado. 

O Jornalista Reinaldo completa aquele pensamento com a ideia que ele deu: O principal valor ali na região de Itaboraí não é o Petróleo, os senhores me desculpem de contradizer a opinião de alguns geólogos. O principal ali é a água. Porque água é vida. E petróleo é só meios de transporte. E a vida vale mais que esse meio de transporte. Além do que, da água tira-se o hidrogênio (se é por questão de combustível...).
Marcelo: Pois hoje chegamos a falar sobre este tema. Petróleo é recurso energético. Reino Mineral é química inorgânica. Do ponto de vista técnico, científico, o petróleo não satisfaz o que se conceitua como mineral. É recurso energético no ponto de vista econômico. Ora, a questão da água, o controle vai ser cada vez mais rigoroso! O rigor vai aumentar cada vez mais, não tenha dúvida. 





Em off

Martha Wolff: Percebi, ali começa nova empolgação. É assunto para novas entrevistas - pensei. Decidiu-se então, voltarmos a conversar sobre estes temas. 



-Continua..-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva