O software americano mais desejado pelos autores de sucesso!
Quando você escreve todos os dias, rapidamente
pode ocorrer desejo de também escrever “seu livro”.
Vamos então conhecer novas técnicas de redação
de uma estória.
“DRAMÁTICA” - A NOVA TEORIA DA CONSTRUÇÃO DE ESTÓRIAS
Com
facilidade pensa o leitor sobre: “quem será o personagem principal da estória?”
= É o herói da estória.
É A REVOLUÇÃO NOS CONCEITOS PRÉ-ESTABELECIDOS
Na
concepção de concepção de estórias do programa DRAMÁTICA, o personagem
principal é o protagonista que “talvez” seja, no final, o herói da trama.
Não há uma
definição muito consistente nesses termos, porque eles se alternam no enredo,
assim: o que é o personagem principal? É aquele que o público vivencia a
estória desde o começo. O que é o protagonista? É o principal que “move a
estória” adiante naquele ponto do enredo.
Herói da
estória é a combinação desses dois, o personagem principal com o protagonista.
Então o que define o herói da estória no conceito DRAMÁTICA?
Quando se
leva em consideração todos os personagens, além do protagonista principal - ele
deixa de ser o herói da estória, porque há uma espécie de rotação no eixo da
trama em que cada segmento da estória é o ponto de vista de um personagem que
domina a trama naquele instante.
Esta é a chave da dramaturgia proposta pelo DRAMÁTICA.
A cada
trecho, identifica diferentes destaques de personagem. A cada etapa, demonstra
aquele ponto de vista do momento mas em profunda perspectiva de análise. Esta
perspectiva é “o objetivo do personagem”. Sempre dando os dois focos - o
sentido interno, e a motivação externa, da ação que se desenrola. Estes
diferentes enfoques alternados é que dão o impacto e a comunicação na proposta
do dramática é desenvolvido por Melaine Anne Philips e Chris Huntley.
O arquiteto
do sistema software é Stephen Greenfield. // Resumo e tradução: MW. Digitação: Vitória Wolff. Informática: Arthur
Wolff.
*Matéria originalmente publicada em 15 de janeiro de 2013 - atualizada.
Comentários
Postar um comentário