Reunião do Conselho de Segurança do Município e Entrevista Exclusiva de seu presidente Carlos Leite


RW: O que fizeram em Canoas foi tão importante! Porque lá havia populações que ficavam em volta da cidade para assustar a cidade... E eles encheram a cidade com câmeras de segurança. Tiveram ato de humanismo de dar oportunidades a pessoas do bem. E fizeram uma concretagem da Beira Rio, para evitar enchentes. Então certas medidas acauteladoras, para evitar os problemas, é esse o verdadeiro sentido dos senhores do Conselho de Segurança do Município?
Gelfo Silvestre Pereira: É isso! Por exemplo, no caso, seria: urbanismo. Aí deveria haver uma certa representação do Conselheiro de Urbanismo interferindo em situações de segurança! Há, por exemplo, uma enchente? Então a gente influi nisso...

RW: O senhor não acha um homônimo de seu nome, não é?
Gelfo Silvestre Pereira: É... Apesar de que tem 16 ou 17 pessoas com esse nome - aqui não há nenhum com esse nome.

RW: O senhor é advogado?
Gelfo Silvestre Pereira: Sim, advogado... Aqui não tem nenhum igual, tem sim, em São Paulo, um. E o restante de nomes semelhantes é tudo lá no Rio Grande do Sul.

RW: Eu estou me formando advogado, já fiz o 10° período. E o senhor se formou aonde?
Gelfo Silvestre Pereira: Eu me formei na Benett.

RW: Conhecido, o Benett, na praia de Botafogo. 
Gelfo Silvestre Pereira: Eu me formei na Benett em 97.

RW: Há tempos! Obrigado por sua atenção.

Aproxima-se para cumprimentar.

RW: O senhor é conselheiro do comitê?
Rui Duque Estrada: Eu estou em comissão. 

RW: Já foi o Presidente da OAB? Dr. Duque Estrada, como está a reunião? (15/04/15)
Rui Duque Estrada: Hoje? Excelente!

RW: Suas opiniões especiais sobre o tema de hoje?
Rui Duque Estrada: É uma reunião em que interagem as autoridades com o povo da cidade, dentro das situações de cada um, nos bairros onde vivem cada um, reivindicam sobre sobre situações que estão acontecendo em seu bairro e vem pra cá e está o Secretário de Segurança, comandante do Batalhão, o Delegado da cidade, o representante do Prefeito, e diversos segmentos da sociedade, presentes na mesa... Como o Dr. Wilson Pereira de Jesus, hoje, que é o Subsecretário de Posturas, e que falou sobre o problema dos camelôs, os ambulantes, o excesso de camelôs na cidade. E falou dos procedimentos que ele está providenciando em relação a isso. E sobre o crescimento desordenado. A Prefeitura e o Governo estão preocupados com isso. O COMPERJ deixou muita gente desempregada - e o que acontece? É a pessoa querer procurar a "camelotagem" e cadê o espaço para isso? Fica complicado porque os lugares estão destinados, definidos, é pouco para muita gente! Então tem havido problemas homéricos na cidade neste sentido...

RW: Seria o conceito da Responsabilidade Social Municipal essa preocupação da cidade em resolver este tipo de situação?
Rui Duque Estrada: Eu sou apenas um ouvinte na reunião. Membro do Grupo de Amigos Solidários. Quem está capacitado em falar sobre a reunião é o Presidente do Conselho, o Contabilista e Perito Contador Carlos Leite.

(Fala o Presidente do Conselho)
RW: Bom, qual o objetivo da reunião do Conselho de Segurança?

(Aproxima-se o Sr. Rui no intuito de apresentar e diz):
Carlos Alberto dos Santos Leite.


O jornalista Reinaldo Wolff sorri e responde: Sim, nosso amigo de longa data.  
Retoma a fala o Presidente do Conselho: Nosso objetivo aqui é aproximar a sociedade junto à Polícia Militar e à Polícia Civil. Nosso trabalho é voltado para as Associações de Moradores e liderança da cidade. Hoje, em nossa reunião, nós tratamos de assuntos de segurança pública (houve a prisão de um estuprador e prisão de um traficante de drogas). Resolvemos alguns problemas que a cidade está enfrentando de falha no policiamento, as comunidades informam o surgimento de novos pontos de tóxicos. E a polícia vai averiguar para ver se existe. E assim esse é o objetivo principal. E foi o que aconteceu hoje.

RW: Contador Carlos, como se sente na posição de Presidente?
Carlos Leite: Hoje estamos fazendo um trabalho para resgatar a credibilidade de nosso conselho. O objetivo é que o Conselho seja cada vez mais atuante. Em que você possa encontrar o Delegado do município, o Comandante do Batalhão, o Secretário de Segurança, o Secretário de Posturas. Nós convidamos o Prefeito, quando é o caso, se houver necessidade, da comunidade ter uma explicação do próprio Prefeito, nós convidamos o Prefeito para comparecer na reunião! Se ele não puder, ele manda um representante. É um elo entre a Sociedade e o Poder Executivo da cidade.

RW: Mais uma vez, nosso amigo Carlos Leite, parabenizo!
Carlos Leite: Obrigado pela entrevista!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva