Abertura da 86ª Semana do Fazendeiro - UFV, Viçosa MG


Quero agradecer muito ao Estado, então... Eu tive a oportunidade de estar reunindo nessa semana, as Universidades Mineiras Públicas, tanto Institutos como os CEFETs e as Universidades. Estivemos com o Governador fazendo uma reunião. E mostrando ao Governador o quanto Minas tem de conhecimento a gerar! Nosso Estado é o que tem mais Universidade Federal. Nós somos um Estado que conta com Infets, Cefets e contamos com todo o sistema de agropecuária ligado à Secretaria de Agricultura! Então com esse conjunto, Minas com certeza não vai deixar de fazer a sua contribuição tão grande, e que já tem feito pelo desenvolvimento deste País. Então... falávamos com ele desse conjunto que pode levar até ele uma série de soluções, tecnologias já geradas, e ao mesmo tempo ganharmos este conhecimento para juntos fazermos o desenvolvimento do nosso Estado.
Agradecer então aqui ao Prefeito, Secretário da Câmara Municipal, Vereador Elber, que são o nosso Poder Constituído na Cidade e que nos ajudam muito! Agradecer ao Secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento, de MG, grande amigo, engenheiro agrônomo, João Cruz – que desde o primeiro dia (uma das primeiras agendas que fiz foi com o Secretário) e ele foi muito solícito a tudo que levamos até ele – hoje se dá esse belíssimo resultado de, nossas discussões, que essa ajuda para nossa dificuldade hídrica que nós tivemos no ano passado – enormemente. Claro! Conseguimos ultrapassar, para que possamos fazer isso de maneira mais amena, neste ano!
Agradecer muito ao Superintendente do SENAR, Dr. Antônio do Carmo – e aqui um companheiro de muito tempo! Eu não vou esquecer, Dr. Antônio do Carmo, quando nós instituímos aqui, a clínica tecnológica - e já está instituída há um par de anos!
Desde 1999, e nos ajudou com a implantação das bolsas de extensão – e como estas bolsas e estas clínicas cresceram! Muito obrigada. Por aquela ajuda, à aquela época... E agora frente ao SENAR! Grande parceiro – e nesse projeto do S. Bartolomeu.
Quero agradecer a todo o Sistema da Secretaria de Agricultura e Agropecuária. Ao chefe do Centro de Pesquisa, Engenheiro Agrônomo Sâncio. Ao Presidente da Emater, Engenheiro Agrícola Arildo. EPAMG, INAES, grandes parceiros da Semana.
Agradecer ao Diretor Geral do Instituto Mineiro de Agropecuária, IMA – Engenheiro Agrônomo Márcio.
Agradecer imensamente ao Tenente Coronel José de Anchieta Machado que tem sido para nós um parceiro incondicional aqui na Universidade, na cidade. Nas discussões de nossa segurança, de nos dar as melhores orientações para que a gente possa conduzir a instituição dentro da segurança que precisa ter.
Agradecer ao Professor José Rogério, que está aqui representante do Instituto de Ciências Agrárias – este instituto  tem muito a ver com essa Semana. Apesar de que a Semana cresceu tanto que ela tem Saberes de todas as áreas! 
E agradecer à Maria Aparecida Zanom – representando aqui a Troca de Saberes, e também representando todos os produtores rurais. E à Agricultora Catarina – como já foi dito, é bom que se reforce, nós temos trazido para a Semana também os nossos jovens, também as mulheres rurais – porque todo esse conjunto possa compreender a importância de se permanecer – mas permanecer com qualidade de vida – dentro de sua propriedade!
É uma Semana que já acontece há 86 anos, trazendo para o meio rural, para a área agrária – tudo que é agendado aqui. E não canso de dizer que a Universidade não é a dona dos Saberes. Por isso compreender que Saberes – que é a experiência de vida, do dia a dia, possa também ser trazida para dentro da Universidade. E dizer que o homem do campo, por ter nascido lá, por ter vivido lá, ele tem saberes que muitas vezes nós desconhecemos. Conhecimento e saber – eles se somam! Para que a gente possa cada vez inovar mais!
E a todos vocês que tenham uma ótima Semana, que possam voltar muitas vezes, como o senhor Aluísio, senhor Maurício, senhor Adelson, que estão aqui conosco há várias edições.
A cada Semana, nós colocamos novos cursos! Novas áreas de conhecimento. E isso é bom!
Com certeza nos encontraremos por aí – uma das boas coisas é a distribuição de cursos às 7 horas da manhã. Eu sempre faço questão de estar por lá! Então com certeza nos encontraremos lá!
A Semana tem uma série de outras atividades: a feira, shows, etc, para que também possam ter um momento de congraçamento, tenham todos um ótimo lazer, também!
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva