10 minutos de meditação: Como posso melhorar!
Ser capaz é uma atitude mental
São duas etapas bem claras:
1 - Aceite a oportunidade de fazer melhor ainda o que é para ser feito. É um orgulho muito grande habilitar-se a assumir uma nova responsabilidade. Aceitar uma responsabilidade a mais no seu trabalho faz você evoluir, e valoriza você. Contribui para você acentuar sua liderança.
2 - A seguir concentre-se em “como posso fazer mais, além do que é o comum ou que se espera de mim? Logo surgem ideias criativas para aperfeiçoar mais aquela ideia. Pode ser um planejamento mais bem elaborado, uma organização mais eficiente no trabalho a ser realizado, uma fórmula de aperfeiçoar uma atividade rotineira, ou de eliminar desperdícios de tempo. A solução sempre vem quando você se indaga sobre como melhorar, como evoluir, como se aperfeiçoar.
Toda pessoa eficiente e dinâmica está sempre ativa. A pessoa competente está sempre ocupada. Portanto lembre-se sempre “o que posso fazer para melhorar meu desempenho”? É a pergunta que aciona em você novas etapas de evolução pessoal.
Nas entrevistas, quanto mais expressiva é a pessoa mais ela encoraja “você” a falar. Quanto menos, mais apta ela está a querer “lhe dar sermão”. Pessoas importantes monopolizam com a atitude “de ouvir”. Pessoas pouco importantes monopolizam com o “falar demais”.
Líderes de alta expressão em todos os setores da vida, gastam muito mais tempo ouvindo o conselho dos demais, do que propriamente dando opinião. Antes de uma alta liderança tomar uma decisão ele sempre pergunta questões do tipo:
“Como você se sente sobre este assunto?”
“O que você recomenda?”
“O que você faria nestas circunstâncias”
“O que lhe parece?”
As ideias que vêm são apenas matéria prima para você elaborar a sua própria ideia e tomar sua decisão, e por conta própria. Mas estas ideias acendem sua criatividade e sua capacidade de pensar.
A filosofia do “eu posso fazer este trabalho melhor” é mágica. Quando você se questiona “como posso fazer melhor este trabalho?”, você liga o seu poder de criatividade e logo surgem as ideias.
Faça este exercício diário e desenvolva em você este poder criativo do “posso fazer melhor”
Todo dia antes de começar suas atividades, dê a você mesmo 10 minutos para pensar. Ponha estas perguntas no seu campo mental e deixe fluir suas ideias:
- O que posso fazer melhor hoje em meu trabalho?
- Como posso incentivar melhor desempenho em minha equipe?
- Que posso fazer para atender melhor meus clientes?
- Como posso aumentar minha eficiência?
Faça esta experiência. E você comprovará como é possível desenvolver seu lado criativo do cérebro. E o resultado é um sucesso sem limites.
Sentir-se capaz é um estado de espírito. Você é capaz de realizar o tudo que acredita; é o seu poder de acreditar: ”eu posso”! Que faz você realizar mesmo.
E para ampliar suas possibilidades, incentive as pessoas a falar.
Fale sobre sua experiência?
O que você pensa sobre isto?
Qual sua opinião?
O que lhe parece ser fundamental neste assunto?
A seguir teste seus pontos de vista pondo-os em forma de pergunta.
Use a abordagem “o que você acha desta ideia?”
E não seja dogmático. Não enuncie suas ideias como se fossem oferecidas de bandeja. Faça sua pequena pesquisa antes. Uma pesquisa informal antes de enunciar suas ideias. É assim muito maior sua chance de ser aceito.
E se concentre bem no que a outra pessoa está lhe dizendo. Ouvir é muito é muito mais do que fechar a boca. Ouvir é absorver o que o outro diz e deixar os pensamentos penetrar sua mente. Não finja. Controle sua atenção e avalie o que o outro lhe diz. Este é também um modo de alimentar suas ideias.
Ao escrever sua ideia você está dando forma, o contorno da ideia. Ela passa a ter uma forma tangível, literalmente você vê sua ideia, pode ver os furos, aonde polir melhor. A seguir você tem que vender esta ideia a alguém: amigos, sócios, investidores. Alguém tem que comprar a ideia, aí você adiciona valor à ideia.
Resumindo
Primeiro passo: acreditar na realização da ideia. Acreditar na sua capacidade de desenvolver a ideia. Tire do seu vocabulário mental: “é impossível”, “não vai dar”, “será que vou conseguir”.
Acredite e simplesmente você encontrará como realizar.
Segundo passo: Não se deixe paralisar por “tradicionalismo de ideias”. Tente sempre novas abordagens, seja você a pessoa do tipo que experimenta novas ideias. Seja progressista em tudo que faz.
Terceiro passo: Avalie-se diariamente: O que posso fazer melhor? Ser capaz é uma atitude mental! E a solução sempre virá.
Quarto passo: Pratique o hábito de ouvir. Pergunte e ouça o que lhe dizem.
Quinto passo: Estímulo mental, associe-se a pessoas com o objetivo de pensar novos assuntos, novas maneiras de realizar. Também aproxime-se de pessoas de outros ambientes diferentes do seu.
Você é o que você pensa sobre você mesmo.
Você transmite a imagem do que você pensa sobre você mesmo.
O pensamento é o que dá o nível do trato que recebemos das outras pessoas.
Se alguém se sente inferiorizado, ele age de uma tal maneira que vai receber o tipo de tratamento básico.
Para sermos importantes, temos que nos considerar importantes, e realmente pensar que sim – e os outros vão lhe tratar de modo equivalente.
O modo como você pensa determina o seu modo de agir. E a sua maneira, suas atitudes determinam como as outras pessoas reagem a você.
Neste plano de alcançar o máximo sucesso, adquirir este nível elevado de trato; obter o respeito das pessoas é fundamental. E quanto mais você se sentir bem tratado pelas pessoas mais elas respeitam você. E esta é uma reação desencadeada por você e seu modo de pensar sobre você mesmo. Começa a partir do respeito próprio.
Respeite seus limites de energia.
Respeite ao seu corpo. À sua saúde. Às suas ideias. Aos seus sentimentos. Aos seus ideais. Ao seu tempo.
Etapas de um plano para se realizar mais:
1º) Aparência – ajuda você a pensar em ser mais importante. Nunca saia de casa com aparência de desleixo. Saia sempre com a aparência de uma pessoa vitoriosa que você quer ser. Pois a aparência “fala”. Esteja seguro de que sua aparência fala bem de você. Aparência esmerada, asseio, capricho, sempre realça sua presença. Use as roupas como um exercício para elevar seu ânimo, e lhe valorizar. Isto também influência à você mesmo. Você se sente mais seguro de si. E vai influir na opinião que as outras pessoas fazem de você.
O desleixo na aparência leva as pessoas a considerar a outra uma pessoa comum, ineficiente, pouco importante. Respeite sua aparência. E vá de 1ª classe. É preferível ter um só, e ter o melhor possível. Este é um princípio duplamente vantajoso: roupa de qualidade dura mais e fica mais tempo na moda.
2º) Considere seu trabalho uma atividade super importante. Atitude de consideração com o que faz e com quem faz. Trate seu cliente como a pessoa mais importante do mundo.
“Você é uma pessoa importante. Você tem toda habilidade para fazer um trabalho de primeira classe – então faça um trabalho de primeira categoria! Você acredita na sua prosperidade – portanto só fale de progresso. Você tem muito ideal para alcançar. Então ponha-se em atividade. Vá em busca de seus ideais! Nada pode impedir sua realização. Você tem entusiasmo. Então deixe seu entusiasmo transparecer. Você se sente de bem com a vida, então sinta esta sensação agradável de que tudo está bem”.
Melhore o nível de seus pensamentos. Pense como pensam as pessoas importantes!
//Resumo MW do livro How to Think Big
Comentários
Postar um comentário