Príncipe Alexander Maia Cruz, Presidente da Febacla em evento na OAB

Evento no Prédio da OAB - dia 24/08/12



Fala o Presidente da FEBACLA, Príncipe Alexander Maia Cruz: Aqui é um historiador com ênfase na História Antiga e Medieval - que atesta todos os direitos da minha família. Mas uma das coisas mais importantes que nós guardamos há 300, 400 anos... E que eu trouxe pra vocês verem, entre outras coisas, um documento assinado por Napoleão Bonaparte, data 1806, escritura de um castelo. E há um documento de 1644 (palmas da platéia) assinado com tinta de polvo.
Então quando a gente mostra esses documentos, quando a gente fala - “É príncipe” (refere-se nobreza de Portugal) - isso não é brincadeira, isso tem uma grande lição. Não é ostentação de um ego. Isso tem uma missão de cultura. Que é sempre muito importante em todas as épocas. Nós fazemos parte de uma família que se encontrou no Uruguai em 1870 e foram todos morar em Recife.
Naquela época fundaram uma fraternidade que pregava o tradicionalismo. Hoje o que é tradicionalismo? É amor à família. Então nós vivemos de uma forma muito bonita, tudo isto de nosso passado. E fiz questão de trazer estes documentos e todos verem e tirarem fotos se quiserem. Fiz questão de mostrar, quando eu falo que sou príncipe, muita gente que duvida das coisas, possa comprovar: Sou príncipe! Aqui este outro documento nós recebemos no ano passado, assinado por Sua Santidade, o Papa. Em que eu recebo o tratamento de príncipe grego. Também recebemos outra bênção, de Sua Santidade, o Papa, desta vez trazendo o sobrenome de Alayola e com o título de príncipe de Roma. Só quero mostrar isso porque às vezes a gente ouve falar sobre tudo isso - é preciso comprovar com os documentos. Gosta de falar sobre a federação. Há muitas Academias de Letras e Artes. Esta tem uma diferença. Porque? Nós queremos honrar a Coroa da Criação de Deus. Qual é a Coroa da Criação de Deus? O ser humano na sua totalidade de ser. A sua totalidade de ser família. A sua totalidade de ser espiritualizado.
Então este é o grande papel desta federação. Trazer estes valores aliados ao que é a cultura. É uma Academia toda registrada. Vejam, aqui estão todos os documentos legalizados. Ela é mantida por entidades como: Associação dos Juízes Arbitrais do Brasil, Conselho Nacional de Heráldica e Ciências, entre outras. E para mostrar a seriedade, a firmeza de nossa proposta: Que Deus abençoe a todos. Eu creio que todos aqui creem em Deus, não importa a religião. Assim, antes de iniciar a outorga destas premiações, pedir a cada um, fechar os olhos, rezar esta oração, e agradecer este momento maravilhoso, em Nome de Deus, amém! (palmas da platéia).


Fala o Vice-Presidente: Com grande alegria, esperávamos este momento especial, para agregarmos no dia de hoje, pessoas de talento, artistas, poetas, escritores, personalidades, e agradecer o apoio que tivemos dos acadêmicos que foram indicados para as diversas delegações do Brasil e do Exterior. E dar boas vindas, como anfitrião, a todos os aqui presentes. Agradecer o apoio do grande amigo, Dr. Edson, Presidente da Academia Niteroiense de Belas Artes Letras e Ciências, que junto à OAB conseguiu para nós este lindíssimo auditório em que aqui nos reunimos para estes momentos maravilhosos de cultura e entrega dos diplomas de outorga e investidura aos Senadores Acadêmicos Internacionais, ao grau de honra a membros fundadores. Chanceler Honorável, Patrono das Ciências, Delegado Cultural, Comendadores grau Honra, além do Chanceler Honorável, Dr. Antônio José Barbosa (Presidente da OAB Niterói), que recebeu a Comenda de Mérito Cultural Dom Pedro II.



Fotos: Arthur Wolff

*Matéria originalmente publicada em 02 de setembro de 2012, conferida e atualizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva