Equipe Wolff apresenta curso em capítulos - parte 1
LIDANDO COM UM SUBORDINADO DIFÍCIL
O procedimento de - expectativa de progresso, daquele que é o gerenciado/líder.
Uma estação
de TV tinha um engenheiro/chefe que todos o antipatizavam. Na área técnica ele
era ótimo, muito capaz. O fato, porém, é que ninguém queria “trabalhar com ele”,
ou “trabalhar para ele”!
Isto porque
sempre que surgia um problema, a sua primeira tendência de reação ao problema
era: determinar o culpado. Enquanto não identificava quem era
o culpado, nada se fazia em resolver o problema. E, na opinião dele, a maioria
dos problemas que tinha eram causados por seus “subordinados difíceis”.
Assim,
embora talentoso engenheiro, pode-se considerá-lo um chefe pouco hábil em lidar
com as pessoas. Se ele pudesse vislumbrar deste modo de lidar com seus
subordinados difíceis, logo saberia diferenciar, como nós vamos ver aqui: uma
coisa são “os problemas em si”. E outra coisa são “as pessoas”. E o segredo de
“como lidar com as pessoas”.
Este é o
ponto principal que vamos ver a seguir - saber diferenciar o que são os
problemas e não confundir os problemas com o modo de relacionamento humano
entre as pessoas que convivem numa equipe.
Como mudar?
O primeiro
passo para qualquer gerenciador/líder é desenvolver um método que possibilite a
estas pessoas que compõem sua equipe, um projeto de ser melhor. Cada um tem que
ter perspectivas de melhorar.
Para
alcançar este objetivo o que é preciso?
O
gerenciador líder precisa ter um esquema bem específico que propicie a todos
melhoria e progresso. Partindo da premissa que é isto o que você espera
conseguir de cada um dos seus subordinados, ou da equipe. O que você espera,
que eles melhorem o desempenho. Acrescentem mais resultados na atuação deles. E
que consigam esses bons resultados. Este é o começo para o gerenciador líder
ter uma boa equipe de trabalho.
Continua...
Texto: MW
*Matéria originalmente publicada em 26 de dezembro de 2012 - atualizada.
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