Medicina Ortomolecular

Equipe Wolff entrevista:

Na entrada de um Congresso de médicos psiquiatras, conversei com um médico. Uma conversa muito empolgante e muito rápida no meio da multidão.

O que é medicina Ortomolecular?
Para começar, não é remédio - trata daquilo que é formado de vitaminas, sais minerais, gorduras. Trata sem agredir o organismo.

O que é necessário para um tratamento?
Não dar uma substância diferente daquele que o organismo é formado.

Fui Secretário de Saúde. Você organiza um público alvo, de 50 a 100 pessoas num auditório e eu vou lá e dou a palestra. A primeira é esclarecedora e superficial. Se tiver interesse depois, pode fazer grupos menores: cardíaco, osteoporose, obesidade, seqüelas de AVC. Cada grupo com um assunto específico. Mas o segredo principal: primeiro, tirar o leite da alimentação. É o veneno mais pavoroso que existe. É tido como inócuo, porém, na minha opinião, é uma fábrica de otite, amigdalite, traqueíte.
A Ortomolecular é que vai te proporcionar o que vai perdendo durante a vida. O que perdeu durante a luta para sobreviver. Foi feito uma pesquisa nas cadeias americanas, os crimes hediondos ocorriam em que 90% dessas pessoas não tinham um metal chamado lítio. Faz parte do organismo. São substâncias difíceis de ingerir. Esse princípio começou a partir de Línus Pauling. Tratou-se com 30g de vitamina C por dia. Agora, imagine! Tirar 2g de vitamina C de um suco de laranja natural é preciso uma quantidade muito grande de laranjas. O exame que se faz é o de mineralogia. Corta uma mecha do cabelo que vai para os Estados Unidos. Lá o cabelo é pulverizado e lançado em spray para um câmara escura, que imprime num filme e de acordo com a incidência desse bombardeamento e vai dar um reflexo no filme. Onde o cálcio vai, o magnésio vai atrás. Controla a pulsação. O excesso de magnésio vai diminuir o cálcio. Tudo é equilibrado no organismo como é no universo. Deixando de tomar leite, você tira o cálcio que supostamente está no leite, da sua alimentação. Mas o leite tem vários componentes lesivos ao organismo. Exemplo: a lactose, que é o açúcar do leite. São enzimas lactase que trazem reações alérgicas ao organismo.
Eu sempre fui psiquiatra. Vi eletro choques. Amarrar pessoas, acalmar com drogas cada vez mais agressivas. Quando, na realidade, pela medicina Ortomolecular, considera-se que aquele caso é deficiência de vitamina B6. Quando a mulher entra em síndrome pré-menstrual, e fica insuportável, também é deficiência de vitamina B6. Vitamina não engorda. Se dá fome, é só comer alimentos que não engordem que não tenham açúcar. Mas não adianta só comer frutas. Também é melhor comer um lanche do que não comer nada. O conceito é: o que você ingere, é para ficar vivo. E não acabar com a fome. O que isso significa? É comer o que interessa para o organismo: cálcio, magnésio, ferro, iodo, cromo. É encontrar esses elementos no alimentos adequados. Um exemplo - há um metal molibdênio, é importantíssimo, só que ninguém sabe como faz parte do organismo. Não existe no planeta. É uma explicação para a vida extraterrestre.
Então, a medicina Ortomolecular é um conceito. Tem que ter mudança filosófica. Encarar a vida, o corpo como parte dela. Parar de fumar, ter postura perante a vida. Respira fundo. Nada é à toa. Quando o coração faz “Tum”, está levando o sangue ao dedão do pé. Tudo tem uma razão.
Usar óleo de soja, margarina Becel. Gorduras não, não usa. Creme de leite, desnatado, e só uma vez por mês. Fritura, nem pensar. Começa a descobrir uma série de coisas. Usar filtro solar. Não se toma sol. Tudo moderadamente. Não precisa se expor especificamente ao sol. O sol causa radical livre e câncer de pele. Não é só a exposição ao sol, o perigo, é a claridade intensa. O ideal pra saúde, é que a pessoa se trancasse de 10 às 15hrs. Horário do sol perigoso. Portanto, medicina Ortomolecular, o conceito é integrar como pessoa no seu sistema etológico, ecológico, o planeta e o Universo. O raio de sol é uma luz que vem do Cosmo. Quando bate na pele libera vitamina D. A pessoa sempre toma sol. Não precisa se expor. Seres humanos vivem estereótipos. Estereotipia é, faz as coisas automaticamente, sem pensar. Fumar é uma psicose. E não consegue parar. Cada baforada tem três bilhões de radical livre. Cada radical livre é fonte geradora de doenças.
A pessoa tem que ter um pouco de raciocínio. Não é cultura. É lucidez. Pessoa com lucidez é de horizonte amplo. Há pessoas que têm cultura e pensamento estreito. E há pessoas sem cultura e com grande lucidez. Exemplo: cuidado com vegetais e a procedência, origem, deles. Friburgo, durante muito tempo teve problema de Mercúrio no tomate. Agora não mais. Mercúrio entrou no organismo, não sai mais. Outro exemplo: panela de Tefal está aprovada por enquanto. O certo é panela de barro, ferro e vidro. Alumínio jamais. Assim, medicina Ortomolecular é uma outra postura médica e pessoa: é a consciência do corpo e de suas necessidades naturais.

Diz a escritora Ana Maria Wolff em seu livro Percepção©:

“Para enfrentar todas essas mudanças, a pessoa tem que ter coragem, disposição, adaptação. Espírito de adaptação. Só tem um elemento capaz de fazer isso na pessoa, é quando a pessoa tem serenidade”.

*Matéria originalmente publicada em 23 de dezembro de 2012 - atualizada. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva