A escrita científica, deeesde o comecinho!

Diz um aluno: “Às vezes a explicação do professor, a gente entendia. Mas em casa esquecia tudo. Por quê?”
No jornal, constataram, em notícia desta segunda-feira que os cientistas brasileiros, recém-formados não estão sabendo escrever bem as suas ideias. Isto em português, que dirá em inglês! Rebaixaram a cotação das universidades brasileiras cientificas, basicamente por esta razão.

OS CIENTISTAS TEM QUE ESCREVER BEM PARA COMUNICAR BEM SOBRE OS SEUS INVENTOS

Escrever ajuda a lembrar.
Então, quando eu leio, já faço o resumo escrito na mesma hora. Anotações escritas, auxiliar de memória.

ANOTAÇÕES EM AULA
O que é que tem que anotar? Presto atenção na explicação primeiro, ou escrevo primeiro?
Vamos ver com é que o professor dá a aula, para saber o que é que tem que anotar.

QUAL É A TAREFA DO PROFESSOR?
A tarefa do professor não é oferecer um conjunto de anotações, ditando resumos/textos.

QUAL É ENTÃO?
É apresentar síntese dos pontos essências do tema discutido, apoiado em exemplos.
Comentar os problemas/hipóteses/evidências.
Elucidar conceitos e princípios.
Referir-se a outros temas de pesquisa, comparando o tema.
Assim, o professor age como um controlador da velocidade de aprendizado do aluno.

E QUANTO AO ALUNO? COMO AGIR NA HORA DA AULA?
É mais simples tomar notas, se o aluno já fez a leitura antes, daquele assunto. Já tem compreensão do assunto, pelas aulas anteriores.
O ideal é: terminou a aula, estudar no mesmo dia aquela aula. Ler o próximo assunto antes da próxima aula. Esse é o método do professor dar uma boa aula e o aluno ser um ótimo aluno.

E O ALUNO, O QUE TEM QUE FAZER EM AULA?
Fazer anotações ajuda manter a atenção.
Ao iniciar as anotações, marque a data e o titulo do tema.
Se a aula está bem preparada, as anotações dos alunos revelarão um plano ordenado de aula.
É muito importante anotar o resumo do quê o professor falou, para saber o que estudar.

AGORA VAMOS AVALIAR O SISTEMA DE ESCREVER O REGISTRO DE TRABALHOS PRÁTICOS

Anotações de uma investigação, não deve ser feita em papel avulso. Deve ser uma caderneta de laboratório, como num diário, para haver sequência em cada dia de trabalho. Torna-se um registro permanente de sequência, de métodos usados nas preparações, e providencias. Tudo para padronizar as condições que prevaleceram durante a observação.
A organização dos dados deve principiar no mesmo momento que começam os registros escritos. Tornam-se tabelas. Constar unidades de medidas, registrar na ordem, no modo certo, e sempre datadas.

Está gostando?

Continua, aguarde.


Fonte:
Os cientistas precisam escrever – Guia de redação, de Robert Barrass

Notícia do Jornal do Commercio – 7 de outubro de 2013 – Universidades brasileiras caem em ranking

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