Simbolismo místico de Brasília

Texto de Ana Maria Wolff

1- Foto do mapa: Brasília está traçada como numa cruz. A cruz para os espiritualistas é a evolução do homem representada no traço horizontal, e sua busca da espiritualidade no traço vertical.
Mas a designação oficial prefere a imagem de um avião. E considera os braços da cruz como asas. O eixo, o traço vertical, é a principal via de acesso, o corpo do avião.

2- O Teatro Nacional contém 36 formas de pirâmides egípcias.
As pirâmides egípcias foram construídas para criar no homem, diferentes estados de consciência e um senso de perfeito equilíbrio.

3- A Rodoviária ocupa 3 planos. Um subterrâneo, o “ID”. Um ao nível da terra, o “EGO”. E um acima da terra, o “SUPER-EGO”. Tudo conforme Freud. O traçado da rodoviária, é um desenho do “H”, veja este desenho e verá que o H que está deitado, representa a imortalidade do espírito do homem. É uma estátua feita em granito. Como nas pirâmides, simboliza o eterno.

4- O Congresso Nacional é o “H” em pé - é o homem em pé representando o homem espiritual. Embora a entrada seja em direção ao poente, a frente do Congresso, é para a nascente. Nascente este que só é real no dia do aniversário da cidade. Tal como na pirâmide onde está Akenaton, faraó egípcio, o sol só ilumina sua face no dia do seu aniversário.

5- Observe este triângulo. Triângulo é a figura simbólica do Pai, Filho, Espírito Santo. Num vértice, o Palácio do Congresso, no outro - o Supremo Tribunal - e no outro, o Palácio da Alvorada. E que Deus nos abençoe.

6- A rampa do Congresso, forma um triângulo em abertura para o alto. Repare no simbolismo!

7- O Palácio da Alvorada tem 16 colunas. Representa no baralho egípcio, o Tarô, a carta 16. O número do Templo: significa severa vigilância para a observação das causas determinantes da evolução dos seres, e das coisas. Representa esta carta, em astrologia, o signo de virgem. Que é a casa de mercúrio, símbolo da inteligência pura. Espiritualmente, diz o Tarô, é a luz divina derramando sobre a inteligência. No plano mental, é a sabedoria, o discernimento, a razão. Tem como representação “a luz do amanhecer, a luz do meio dia, a luz do entardecer”. O que importa é a “luz”. Aliás, o nome confirma a predição egípcia: é o Palácio da Alvorada.

8- A Catedral tem também o número 16. São as suas 16 colunas. Hora, os dois prédios juntos, o da Alvorada e o da Catedral representam no Tarô, a carta número 32. Ou seja, a magnificência. Está associada ao planeta Mercúrio, seu significado transcendente é: “argumentos, os recursos de sua inteligência, porém não os do coração”. É a fé transcendente. A entrada da Catedral dá para um subterrâneo escuro - é o homem mergulhando em si. Ao chegar à luz, vê-se que uma forma circular maior, sustenta outra menor. O macro e o micro cosmos. A cruz está inserida no micro cosmo.

9- Aqui vemos os profetas da Catedral. São João Batista em destaque - ele batiza os caminhos.

10- Uma super-quadra, onde existem onze edifícios e cada um com 6 andares. No princípio da numerologia, estes números multiplicados, resulta em 66. Que deve ser entendido como unidades separadas e que somam 12. Esta é a carta do apóstolo. 12 foram os apóstolos de Cristo. É o princípio, a concepção, o renascimento dos homens que transmutam seu trabalho. Representa a força criadora, o desejo de servir, a devoção. Era o que Juscelino esperava das pessoas, que para lá foram, na época da construção de Brasília.
Observando o traçado é um quatro voltado para cá e outro para lá. O Palácio Buriti está num desses quatro. Tem como dizer simbólico, transcendente, do Tarô: “ponha o coração no trabalho de suas mãos, do seu pensamento, e tudo lhe será abençoado”.

11- A cúpula representa a captação de energia cósmica. Tal como nas pirâmides egípcias que também tinham seus locais para este fim, embora não com esta fórmula.

12- Aqui vemos a captação e a doação da energia cósmica. Ao lado do homem espiritual como recebedor e doador: é o Senado e a Câmara. O símbolo branco é o meteoro com 5 partes - são os 5 continentes do qual o Brasil faz parte. Está sobre a água: é a divindade. O Brasil saberá divinizar o seu destino diante da humanidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva