Jornalista Reinaldo Wolff conversando com o Padre José, da Paróquia de Venda das Pedras em Itaboraí

Nosso entrevistado, do Projeto Você É Muito Importante Para Nós - em agosto de 2012:

O tema da entrevista é exatamente a fala do papa na sua vinda ao Brasil. Só que um ano depois desse encontro.

O que eu disse ao Padre, naquela ocasião, é que falta no mundo atual, o seguinte: "Solidariedade".
A questão é – ele explicou – meditarmos sobre o que é o irmão. Irmão em fé. Irmão da mesma origem. O que não é de pai e mãe...
Reinaldo Wolff disse – “Olha padre, o que eu entendo, se permite lhe dizer, irmão na verdade inclui a ideia de solidariedade. A pessoa que chama o outro de irmão, isso inclui a ideia de solidariedade! E o que está faltando nas dias de hoje é exatamente solidariedade! As pessoas precisam ser solidárias. Deixar o egoísmo de lado. E fazer algo para o bem de todos”.
E no final da entrevista, eu ainda disse para o padre – “O que está faltando agora é fazer o que a Igreja dos Mórmons fez – porque tem pessoas muito humildes e não encontram a origem deles. As pessoas de origem nobre encontram as origens porque têm registro. Mas as pessoas humildes não tinham nem documento de nascimento. O único local que tinha função do tipo cartorária é a Igreja Católica. Então é por isso que a Igreja Católica, na minha opinião tem que fazer o que a Igreja dos Mórmons já fez – reativar os laços de família. É exatamente por onde a Igreja Católica vai assumir a liderança religiosa. É a partir dos entrelaces de grau de parentesco, é que voltam as pessoas à Igreja”.
A principal preocupação que o Padre demonstrou durante a entrevista é “como direcionar os jovens para o conceito da religião”. Ele ainda disse - “Deus é mais do que só Razão”. Ele explicou também “Porque o ser humano ao encontrar Deus, há o equilíbrio de suas emoções”.
Ele explicou que é necessário ter um sentido coeso de vida, e isso é preciso ter através da religião. E ainda disse que o que falta para as pessoas é conceito de religião. E é isso que ele se preocupa muito.

Família



Hoje vemos que o tema principal da vinda do Papa foi em torno do tema “Família”, exatamente esse tema que conversamos em 17 de agosto de 2012, nesta entrevista que ainda é atualíssima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva