Quais as qualidades da pessoa que busca sabedoria?

A qualidade primordial é ser uma pessoa verdadeira, direta, e totalmente sincera. Sua vida, seu modo de pensar e de agir, é sempre franco e leal. Porque está em conexão com as idéias do conhecimento puro que busca. Portanto, ligadas às qualidades intelectuais estão também as qualidades morais.

A pessoa que tem sabedoria é sempre de natureza equilibrada. 


Sente alegria na alma por estar em permanente busca de aprimoramento, sempre estudando.
Podemos dizer então, como Sócrates, “O filósofo tem natureza liberal, é receptivo às ideias. Contrasta por inteiro daquele que é mesquinho, fechado ao raciocínio, ligado às aparências e trivialidades do dia a dia”.

RESUMINDO A QUESTÃO


A pessoa que tem sede de conhecimentos, está sempre se aprimorando. Passa a desenvolver um modo harmonioso de pensar e agir. É assim desde os tempos de jovem-estudante, até à maturidade. Sem se deixar corromper pelos vícios mentais, desequilíbrios emocionais, descaminhos na vida.

E SE VOCÊ SEGUE ESTE TIPO DE CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS?


Vai conseguir-se manter à parte dos conflitos. A pessoa que tem concentração profunda nos estudos, o comportamento tende ao que é justo, porque tem nobreza de sentimentos.
“A alma é harmoniosa, equilibrada pelas qualidades morais e intelectuais” - retrata Platão, em resumo, no seu livro “O Estado Ideal”, traduzido em português com o título de “A República”.

Texto: Equipe Wolff / MW.

Digitado por: Vitória Wolff. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva