Cenário das prefeituras os projetos que conseguem estruturar:


ü Temos, no Brasil, 4.958 municípios, com população abaixo de 50 mil habitantes.

¯ E qual é o maior desafio?

Ø Todos com poucos técnicos especializados na gestão municipal.
Ø Ou, que não conseguem custear a manutenção de equipes técnicas gerenciais.
Ø Além de um arcabouço jurídico a desvendar para realizar os projetos.
Ø E enorme disparidade entre as esferas administrativas municipais, se for comparar, com os excelentes quadros técnicos federais.

Gilson Queiroz, Engenheiro que já foi presidente do CREA duas vezes, atual presidente da Fundação Nacional da Saúde, diz: “Os municípios, a despeitos de todas as dificuldades, têm de se estruturar técnica e gerencialmente para enfrentar os desafios que são postos diariamente a eles”.

¯ Quais os caminhos a seguir?

Diz o engenheiro: “O Estado brasileiro precisa de um processo de reorganização. A sociedade está mudando rapidamente, portanto é fundamental que tenhamos estruturas adaptadas aos novos tempos. Não é razoável a disparidade que existe nas carreiras dos diversos poderes. Os melhores salários e as carreiras mais atrativas do serviço público não estão no poder executivo, assim como também existem enormes diferenças entre os níveis de governo. Se o município é o titular de vários serviços e é também a esfera de governo mais próxima ao cidadão, portanto mais susceptível ao controle social, é razoável que ele tenha mais recursos financeiros para se estruturar e melhorar cada vez mais o atendimento das necessidades de seu povo.


Fonte: Revista Vértice, nº 17, out/2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva