Comandante Coronel André Henrique de Oliveira Silva em entrevista exclusiva
Polícia Militar de Itaboraí: Em dia com as metas de Segurança Pública!
RW: Primeiramente é uma grande honra estar aqui na presença do senhor Coronel André Henrique de Oliveira Silva, Comandante da Polícia Militar de Itaboraí, que exatamente hoje, 15 de maio de 2015, é dia significativo em sua trajetória de carreira. Comandante, fale-nos sobre a sua formação, especialização, assim também como sua condecorações?
Comandante: Sou formado pela Escola de Formação de Oficiais, hoje atualmente é Academia de Polícia Militar Dom João VI, cursei lá do ano de 94 a 96. Sou bacharel em Direito, fiz curso de Pós-Graduação na UFF de Ciências Políticas e Segurança Pública. As condecorações... tem aquelas dos municípios - Tanguá, Rio Bonito, Itaboraí e Cachoeiras de Macacu.
RW: Excelente! Já esteve no exterior?
Comandante: Não.
RW: Houve colegas do senhor que já foram à Israel.
Comandante: É, pela ONU. Mas eu ainda não fui, não vai faltar oportunidade.
RW: Do início da carreira até o ponto em que está, como foi?
Comandante: Ah! Eu tive uma passagem muito marcante aqui na 35ª - cheguei aqui aspirante, estou há muito tempo no Batalhão, mas também já fui Sub-Comandante do 14º Batalhão e o 16º Batalhão. No 2º Batalhão, ajudante de ordens do Comandante Geral.
RW: Parabéns, senhor. E qual sua emoção de ser Comandante em Itaboraí?
Comandante: Ah, emoção... Emoção muito grande, pois cheguei aqui ainda como aspirante... Então é um sonho realizado! Acho que na carreira este é um sonho que a gente realiza. E mais ainda pela colocação que o Batalhão se encontra no Estado. Está em 1º lugar no Estado - no sistema de metas. A gente está deixando o Batalhão, e a cidade com muito mais segurança e maior sensação de segurança. É o que a gente poderia afirmar.
RW: Fale-nos como é o Estado-Maior Geral Operacional da Polícia Militar e o que é necessário para um oficial chegar lá, falando-se em plano de carreira?
Comandante: A escolha do Chefe do Estado Maior é Sub-Chefe. Depois, o Organograma da Polícia Militar é da seguinte forma: Comandante Geral, e abaixo dele, o Chefe do Estado Maior. Geralmente, abaixo do Estado Maior Geral temos o Sub-Chefe do Estado Maior Administrativo.
RW: É coligado ao Exército?
Comandante: A Polícia Militar guarda grande semelhança com o Exército, não é?
RW: E daqui para adiante, qual a expectativa de futuro?
Comandante: A cidade tem muito a crescer. O COMPERJ já está retomando suas atividades. A questão de Segurança está indo muito bem. A gente gostaria de aproveitar esse momento para passar esta mensagem para a imprensa “Empresa, ou quem quiser vir para a cidade de Itaboraí, aqui é realmente uma cidade segura”. A Polícia Militar está trabalhando forte. Com a parceria muito grande com a Polícia Civil. Com o Dr. Oscar (71ª DP) e todas as outras delegacias que compreende a nossa área. O nosso Batalhão aqui envolve 5 municípios: Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, e Cachoeiras de Macacu. Então a gente está feliz por estar com o Batalhão em uma situação boa.
RW: Em termos gerais existe um planejamento para aposentadoria do policial militar. Ou isso decorre com o tempo?
Comandante: São 30 anos de serviço, e chega no ápice da carreira quem fizer os cursos.
RW: É difícil para muitos enfrentar certos riscos? É necessário controlar muito as emoções, por isso como lida com a emoção de enfrentar os riscos? Tendo em vista que a atuação da PM é constante e na realidade é como se fosse uma guerra diária - pois enfrenta-se diariamente frente ao risco, tal como numa guerra.
Comandante: É um serviço que tem que ser vocacionado, é como um médico que tem que ser vocacionado. E se um médico tem pânico de sangue? Então um policial tem a vocação do trabalho policial.
RW: Conte-nos sobre a distribuição de bíblias no Salão Adventista, qual foi o efeito sobre a tropa? Evento em que estivemos aqui junto com o Pastor Homero.
Comandante: Foi muito importante! A gente aqui inclusive faz um trabalho de panfletagem e distribuição de Bíblias nas comunidades. Temos aqui o Tenente Elias, ele é pastor, e ele nos dá esse apoio para quando vamos ingressar numa comunidade, levar a Palavra de Deus.
RW: Isso é muito importante!
Comandante: É muito importante sim!
RW: Quero parabenizar o senhor juntamente com o Pastor Homero, com a nossa cobertura jornalística para o 35º Batalhão de Itaboraí, realizado no Adventista - Como é que foi aquele momento de confraternização entre os colegas?
Comandante: A gente faz aquela reunião mensalmente para poder estar passando aos policiais a incidência criminal e a produção policial. Então o policial sabe o que aconteceu na cidade, para poder prestar um serviço de maior qualidade.
RW: O senhor participa do Conselho de Segurança do Município?
Comandante: Participo, na condição de Comandante do Batalhão.
RW: Como faz o Comandante para manter um elo entre seus comandados?
Comandante: Aqui a gente divulga e tem um trabalho muito forte motivacional. Então a tropa está muito motivada. A gente procura premiar quem faz boas ocorrências, ouvir o policial. Então a gente trata o policial aqui como um ser humano e como profissional de Segurança Pública - com muita atenção, muito carinho, para que ele dê a resposta e trate bem a sociedade.
RW: Como o senhor vê o futuro da PM em Itaboraí e da Sociedade local e com a chegada do COMPERJ?
Comandante: Com o retorno das atividades do COMPERJ, acho que vai ser bem positivo. Circulando dinheiro na cidade, as pessoas estão empregadas e a Polícia Militar tem com isso menos trabalho e ocorrências, com certeza!
RW: Houve aumento de roubos?
Comandante: Não, não houve aumento, a gente manteve dentro dos níveis indicados.
RW: As operações da Polícia com ação de inteligência, sempre são importantes?
Comandante: Toda operação nossa de Polícia é precedida de uma ação de inteligência.
RW: E as denúncias são feitas de que forma a ajudar a Polícia?
Comandante: A gente distribui esses panfletos, se vocês puderem colocar na mídia, para cada cidade tem um panfleto desses para que a pessoa possa denunciar.
RW: Que mensagem o senhor tem para nós?
Comandante: Gostaria de dizer que a população pode e deve conter aqui com o 35º Batalhão. Ouso falar também aqui que as Delegacias que compõem nossa área, todos os delegados, e principalmente o titular aqui, Dr. Oscar da 71ª DP, contem conosco. A Polícia Militar faz um trabalho correto, sério, dentro da legalidade para a população poder ir em trânsito, em todas as ruas, de forma tranquila, segura. É a chamada Paz Social. Conviver aqui em harmonia.
Comentários
Postar um comentário