CONCEITOS DE TEOSOFIA

Ainda adolescente, e já vivia “uma crise existencial de tédio”, em São Paulo.
Subitamente, meu avô “parte para a longa viagem”. E nada mais óbvio: vim para o Rio de Janeiro morar com minha avó. A companhia dela me fez muito bem – eu a amava verdadeiramente. E a tal “crise” passou como por encanto. Embora o objetivo da minha vinda era para EU dar a ELA o conforto da minha companhia. Ironias da vida. Eu quis ajudá-la para não ter o desespero da solidão – e ELA é que me fortaleceu. E porque estou contando tudo isso? Sempre gostei muito de ler, desde pequena. Aos 2 anos, eu vivia com lápis e cadernos nas mãos. Dizia: “Quélo lê” (quero ler!). Assim, meu tio, por muito tempo, me chamava de Lolê.
Indo para o Rio de Janeiro, levei um livro fininho: A Voz do Silêncio. Na primeira página, uma caligrafia bonita escreveu: “Gostaria de ter escrito este livro”. Esta é a única vez que minha mãe, escritora, enaltece um livro com este grau de admiração. Despertou minha curiosidade na hora. O que terá de tão precioso neste livro?
Hoje encontro, nas anotações de meu pai, um esquema básico:

CONCEITOS DE TEOSOFIA DE MADAME BLAVATZKY


Ah! Aquela que escreveu “A Voz do Silêncio”! Então, as anotações que encontrei do Patriarca Wolff passo aqui para você amigo leitor.
Atrás de todo o movimento há o repouso.
Atrás de todo ruído há o silêncio.
Atrás do movimento e música das esferas (* refere-se ao som do movimento dos astros no espaço sideral) há o equilíbrio de Deus.
Todos os planetas e seres viventes se movem. Deus é imutável. E nada há em seus vastos domínios que possa perturbar a SUA PAZ, tão firmemente fundamentada.
“Também vós, se quereis o êxito, deveis querer a paz”. É aquele poder de equilíbrio Divino que nada no mundo externo pode sacudir. Nem circunstâncias adversas, destruir. “Deveis libertar o Poder giroscópico de vossa alma: à Paz de Deus”. Assim disse Madame Blavatzky, o que eu entendo, nos termos de hoje significa: voltar-se para dentro de si mesmo, e buscar a Luz Divina. É invocar a Luz Divina em seu ser.


*Matéria originalmente publicada em 25 de fevereiro de 2013 - atualizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um breve relato sobre a vida da escritora Anna Wolff

INTROSPECÇÃO - É o caminho para crescer o seu poder mental e libertar-se de conflitos

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva