O empreendedor do Riviera Bar

Nosso entrevistado Zenil Antônio Nogueira


Este é um exemplo de Marketing bem sucedido. Com toda esta modernidade e tecnologia de hoje em dia, a simplicidade ainda agrada. Razão pela qual, muitas pessoas preferem fazer uma paradinha antes de subir a Serra de Friburgo, para um lanche no Riviera.
Eis um exemplo de pessoa que fez grande esforço na vida. E que contou com o seu trabalho pessoal, boa influência de amigos, além de apoio financeiro de sócios para chegar ao sucesso do empreendimento que hoje é o Riviera Bar. Finalmente, concretizou tudo isso na instalação do seu bar e restaurante. No ponto já existente na subida da Serra de Nova Friburgo, que ao longo de muitos anos conquistou a simpatia da clientela.

REINALDO WOLFF: Acha que seu estabelecimento é um ponto turístico pelo fato de ser um ponto de encontro? 
ZENIL NOGUEIRA: Não começou como um ponto de encontro. Era apenas um ponto estratégico para ir à Friburgo. Posso dizer, sim, um ponto de apoio. E passou a ser um ponto turístico em função disso aí.
RW: Como foi o seu começo? Para iniciar, quem foi o seu melhor apoio?
ZN: Quem iniciou o Riviera foi o Paulo Falcão. Eu comecei em 85. E este começo foi muito difícil. Afinal, eu era antes um garçom em Niterói.
RW: Quem lhe deu o apoio neste começo?
ZN: Quem me deu apoio foi o Ademir Vidal, meu cunhado.
RW: Qual é a diferença do que foi antes e do que é agora?
ZN: Dei continuidade ao que já estava sendo feito. Já existia a coalhada, que é um grande sucesso de vendas até hoje. Além disso, com o tempo, fomos fazendo algumas melhoras. Como por exemplo, do banheiro.
RW: O senhor humanizou o atendimento e as condições de trabalho.
ZN: É. Hoje tem mais funcionários.
RW: Fato pitoresco - conte-nos algo inusitado que tenha ocorrido em relação a clientela?
ZN: O que eu sei, com certeza - tem muitos fregueses, e que freqüentam muito a casa. E todos tratam os funcionários muito bem.
RW: Qual o maior obstáculo, hoje em dia?
ZN: É sentir que não sou mais tão jovem. Ainda gostaria de fazer muito melhor as coisas.
RW: E a concorrência? Ou não há competidores para o seu público alvo?
ZN: Aqui não tem concorrência muito forte. Tenho dado muita sorte neste setor.
RW: Já pensou algum dia em mudar seu tipo de rotina?
ZN: Sim. Porque a idade está chegando.
RW: Deseja expandir filiais? O que pensa sobre franchising?
ZN: Não penso em filiais e franchising. Por enquanto, os filhos estão em outra área.
RW: Descreva como define seu tipo de comércio. Qual o mais apreciado quitute?
ZN: Coalhada é o mais famoso. Pastel. Queijo muito bom. É o que marca o Riviera.
RW: Acha que a família faz parte das atividades do negócio? É muito importante para a existência desta empresa?
ZN: Eles não trabalham mais aqui. Mas é importante, sim. Família é base para o meu sucesso.
RW: Qual a razão do sucesso definitivo deste ponto de venda em sua opinião? Qual o nome que define o Riviera?
ZN: Bom atendimento e mercadoria de primeira.
RW: Qual a estratégia de divulgação que dá mais certo neste caso?
ZN: A única estratégia é o bom atendimento. Isto que é importante para trazer o cliente.
RW: O que aconteceu depois da catástrofe em Friburgo - quais os efeitos que ocorreram em Cachoeiras?
ZN: Não mexeu muito com o movimento de clientes aqui.
RW: E a COMPERJ, está influenciando de que maneira em seus negócios?
ZN: Sempre chega alguém.
RW: Este é um empreendimento preparado para seguir de geração em geração?
ZN: Sim.
RW: A rotina é estressante ou une a família no ideal?
ZN: É estressante. Tem muito funcionário - é a família do Riviera. Minha trajetória de vida foi muito difícil no começo. Eu comecei em Guapiaçu. Depois num bar e restaurante de 59 a 63. Depois Niterói, restaurante muito conhecido e muito bom. Foi muito importante na minha vida. E a seguir veio o Riviera. O que eu aconselho para a nova geração? Importante é o estudo! Eu não tive esta chance. Fiz a 3ª série, e lá em Guapiaçu não tinha mais colégio. Só tinha até a 3ª série. Meu pai foi falar com a professora, que vinha de Cantagalo. Ela disse “Não tenho um programa de estudos para ele. Só posso dar aulas até a 3ª série. Se o senhor quiser, o senhor pode mandar o Zenil aqui. Eu posso passar alguma coisa de estudo para o Zenil não ficar parado”.
RW: Algum dia o senhor sonhou que seria um homem rico e realizado?
ZN: Eu sou muito feliz com o que Deus me deu. Eu sonhava em ter alguma coisa, mas não sabia que chegaria a tanto. Eu acho que é um dom lidar com as pessoas. Fui garçom depois soube como lidar com os funcionários. É importante o tratamento. O modo de lidar com as pessoas. E o trabalho com sinceridade. Muito trabalho. É aí que depois as coisas vão acontecendo naturalmente. O segredo de longevidade do Riviera é que são muitos anos de clientela fiel. E porque o cliente volta? O cliente já vem sabendo o que vai comer, o que vai querer, e que o atendimento vai ser bom. Sabe, e dá a impressão para mim, que ele se sente bem no Riviera. É tradição. Este é meu ideal de vida. Sinceridade no trabalho que faço. E muito amor no coração.
RW: Que mensagem o senhor quer passar para as pessoas?
ZN: Eu sempre gosto de agir de melhor. É o que eu falo para os funcionários. Contratei um funcionário. Se ele tiver uma idéia boa, eu vou aceitar.


A Equipe Wolff agradece sua entrevista!! //

Aqui não se trata de publicidade, ou redação paga. Mas sim, um modelo de esforço que achamos importante realçar nesta entrevista. Aos moldes do que já foi mencionado em reportagem anterior de Fabinho do Ar, de Itaboraí, aonde este diz que a honestidade e o trabalho contínuo - vale a pena. E como bem lembrou o nosso entrevistado, teve o toque de Midas através da indicação do Jornalista Reinaldo Wolff, quando este era professor de inglês em Cachoeiras de Macacu e por conhecer o proprietário do local, o referiu, quando o Sr. Zenil ainda era garçom em Niterói. O que mais tarde, viria a se concretizar.


Entrevista em 21/08/2012

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Qual o objetivo do Projeto Você É Importante Para Nós, criado pela Equipe Wolff?


A finalidade realmente é valorizar o ser humano através da expressão pessoal de trabalho que aquela pessoa está desenvolvendo. Além do resumo de aulas de Roteirismo, com o renomado G. Talese, e do Diretor da Globo Walter Avancini, sobre curso de roteiro e para TV que nos deu em São Paulo no Morumbi.
Num estudo comparativo, temos apresentado em algumas entrevistas o resumo que nós traduzimos da Enciclopédia das Grandes Ideias Volume III, Symptopicum, quando esclarece o conceito de herói na Antiguidade. De acordo com o pensamento de Sócrates, Aristóteles, e, mais à frente, século XVI, Descartes (de quem somos grandes admiradores).
Quanto às ideias sobre COMPERJ que aqui nesta mídia foi por nós comentada, convidamos agora, ao Gerente de Imprensa da Comunicação Institucional da Petrobrás, RJ - Sr. Lúcio Mena Pimentel, que leia estes artigos. Leia esta mídia AFI. Divulgando-a às demais autoridades da empresa. Como por exemplo, Gerente Executivo de Comunicação Institucional, Wilson Santa Rosa. Além de demais Diretores e funcionários.

* Matéria originalmente publicada em 19 de fevereiro de 2013 - atualizada.

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