Equipe Wolff valorizando o escritor brasileiro: Gustavo Russeb, Editora Pensamento!

Ele é o destaque no estande da Editora Pensamento.
Uma moça calada vem devagar e ao mesmo tempo que estou chegando, ela dispõe sobre a mesa brindes com o logotipo do livro - lápis, marcador, e um bloquinho de capa amarela muito atraente para quem gosta de tomar notas a qualquer tempo. Uma capa colorida ilustra o livro para o público infanto-juvenil. Enquanto isso, eu retiro da mochila o gravador dos tempos atuais... aquele filetinho metálico, mas que grava com fidelidade nesta balbúrdia de sons.

Vai gravar uma entrevista?
Sorrio em "sim".
Ele se agrada com a surpresa. "Ô!" (lembro bem, é típica expressão paulista). 
Sou Gustavo Russeb.

MW: É o primeiro livro?
É meu primeiro livro! - o entusiasmo transparece no olhar e no movimento de pegar o livro com as duas mãos e estendendo para mim. 

MW: Como é que começou essa vontade de escrever?
(a voz macia, de quem gosta de contar histórias, saboreando o efeito de cada palavra. Fala bem claro) - Eu sempre fui fascinado por histórias. Quando eu era pequeno, eu costumava escrever roteirinhos de continuação dos filmes que eu gostava. E encenava com meus amigos na rua. Isso foi evoluindo... Eu gostava muito dessa coisa lúdica, de contar histórias, de inventar histórias. Quando eu era pequeno, eu não tinha dinheiro para comprar bonequinhos que eu gostava, tipo cavaleiros do zodíaco. Eu desenhava, criava histórias e brincava com todos eles. Hoje eu tenho uma caixa em casa, com 300 bonequinhos de papel... Então é isso. Foi uma coisa natural. Hoje, além de escritor, sou compositor, e vocalista de uma banda. Vou tocar no Rock In Rio agora dia 27 de setembro. Chama-se A Capela. Sou roteirista de uma produtora de cinema. 

MW: Parabéns! Seu livro está lindo! Está com um visual de capa muito lindo. 
É do Grupo Pensamento, que se divide em quatro selos. E o selo Infanto-Juvenil é o Jangada. E vocês são de onde?

(como roteirista, ele está bem afeito ao diálogo)

MW: Sou da Equipe Wolff, minha mãe é a escritora Ana Maria Wolff. Ela nos treinou para escrever desde criança, e nós estamos na área de jornalismo cultural. 
Que legal!

MW: Estamos entrando, breve, na área de filmagem. 
Eu quero!

MW: Veja nossa mídia.
Vou anotar. Eu quero divulgar.

Aproxima-se o nosso fotógrafo oficial, Arthur Wolff. E o apresento, feliz que chegou:

MW: Gustavo Russeb é escritor, vocalista de banda, e está lançando este livro pela Editora Jangada. 
(Volto-me para a foto dos dois rockeiros, mas ainda quero saber mais).

MW: Como é o tema do seu livro?
Então... (noto que é outra típica expressão paulista) - é um tema para o público Infanto Juvenil sobre o folclore brasileiro... É uma maneira de... (penso que a pausa o fez, num instante, viajar no tempo) - eu trago os personagens que a gente já conhece. Como o Saci, Curupira, Cuca, Boi Tatá, e personagens que caíram em desuso como Bisadeira, Porca e os 7 leitões, Trasgo - é uma maneira de resgatar. Eu sempre fui fã, li muitos livros assim, leio muito. E 99% deles, são de folclore de fora. E a gente está acostumado a consumir esse tipo de coisa! Eu sou fascinado por folclore brasileiro. E quis escrever um livro que eu gostaria de ler! Um livro que falasse do folclore brasileiro, nessa roupagem Infanto Juvenil. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um breve relato sobre a vida da escritora Anna Wolff

INTROSPECÇÃO - É o caminho para crescer o seu poder mental e libertar-se de conflitos

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva