A importância de comemorar o Natal no mundo inteiro

O Herdeiro – Parte 15



Por ANA MARIA WOLFF


(Publicado no Jornal A Voz da Serra em 2011, sendo hoje parte do livro Percepção ©)


Agora é Natal! Estou ansioso para ir para casa do vovô Gabriel. Lá sim vou encontrar o espírito de uma verdadeira festa. Volta-me à memória de um dos primeiros festejos de Natal. Tinha apenas cinco anos e minha mãe me disse com toda severidade, de comum acordo com o olhar fiscalizador do meu avô Gabriel:- Escute aqui, meu filho: não é para você pedir doce nenhum, está ouvindo?
-Sim... Sim... -Gaguejo diante de tanta exigência. - Ao chegar ao local da festa vejo diante de mim uma enorme mesa de doces. Decorados com fios de ovos, calda de chocolate e com aspetos de doces vitrificados- todos prometem sabores deliciosos! Então, num impulso só, avanço sobre os mesmos, pegando vários de uma só vez!
Minha mãe me olha cheia de censura e horror. Vovô Gabriel me puxa para fora do salão. Absolutamente contrariado ele me pergunta: Como é você não foi avisado sobre se comportamento com os doces?-Ele não espera resposta e pergunta de novo: - Não lhe disse nada?
Assustado, mal consigo me explicar: - Você me disse para não pedir, então é para pegar os doces. Por que eles estão ali se não é para pegar?
-Espere o momento de celebrarmos o Natal, e todos os doces serão compartilhados. Ninguém é feliz sozinho. Natal é festa de confraternização, e acima de tudo é festa de felicidade. É por isso que damos e recebemos presentes: queremos compartilhar felicidade.
Agora estou louco para ir ficar com mamãe e o vovô Gabriel. Pergunto então para o vovô Hermann: Posso ir?- Ao que ele me responde: Não. Você fica comigo, pois precisa conhecer o simbolismo do Natal. Para nós, judeus, o que comemoramos é a Festa das Luzes. Acreditamos que Deus não precisa de mediador, Portanto o nosso pensamento sobre Jesus é diferenciado. Sim, ele foi um grande homem. Deixou sua mensagem que ajuda as pessoas a encontrar um caminho de paz. O comércio prospera incrivelmente nessa época, por causa dele. Então, para nós Natal é uma festa de felicidade. Comemoramos a felicidade de existir, de prosperar, de termos a família que temos, e de termos amigos. E um netinho como você!
Aquela ideia: Natal é festa de felicidade fica dentro de mim. Bem... E o que é felicidade? Vovô Hermann me diz:
- FELICIDADE é uma emoção que tem muitos aspectos. Vovô se levanta e escreve no quadro negro onde ele costuma me ensinar matemática. Com voz entusiasmada ele fala enquanto escreve: - Eles são o seguinte:
A. Tendo enchido o coração de encanto, a pessoa desenvolve prazer, euforia e êxtase. 
B. A própria saúde melhora: Este fato causa senso de eternidade.
C. Harmonia: A alma está cheia de amor; Amor pela própria pessoa, pela outra pessoa, e o mundo existente. Encorajando a alma às melhores ações e aos fatos, a felicidade produz o seguinte:

Aptidão é de ganhar mais dinheiro. 
Crescente energia e disposição de ficar contente.  
Os relacionamentos ficam melhores. 
A resistência de corpo e alma são súbitas, e fantásticas - não só para o trabalho, como também para o estudo. 
É quando nós sentimos que tudo está perfeito, a contento. Significa: Deus está agindo dentro de nós. Veja então a importância de celebrar o Natal para todas as raças do mundo: é festejar a felicidade!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um breve relato sobre a vida da escritora Anna Wolff

INTROSPECÇÃO - É o caminho para crescer o seu poder mental e libertar-se de conflitos

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva