O modelo sueco de Educação Financeira
O modelo sueco de Educação Financeira
A agência de Supervisão Financeira da
Suécia (FSA) desenvolve uma estratégia Nacional de Educação Financeira.
1. Gradativamente quer transferir para o
indivíduo a responsabilidade sobre o seu futuro financeiro (*refiro-me ao...
longo prazo!)
De que método se dispõe a agir para
alcançar este novo modelo?
Ensinar estratégias para a pessoa
aprender a lidar com o que enreda e entrava um bom futuro financeiro – é cuidar
com as complexas “ofertas de produtos/preços/condições”.
“Quanto mais complexas estão essas
características de ofertas à cada vez mais as “pessoas estarão alienadas
financeiramente” – alerta Cristina Kamp, economista FSA.
2. A Comissão Européia reuniu seus
governos para produzirem estratégias nacionais de educação financeira!
3. FSA está cumprindo o cronograma de
implantar um sistema de (1) conscientizar as pessoas sobre os produtos
financeiros para (2) entender o real significado e os (3) efeitos desses
produtos financeiros na vida das pessoas.
Como está sendo feita essa
informação?
a) Cursos para empregados de empresas,
pensionistas, estudantes desde o nível médio e imigrantes.
b) Programa de Educação Financeira -
Diversos órgãos do governo estão patrocinando esta iniciativa FSA:
· Agência previdenciária sueca.
· Agência sueca de proteção aos
consumidores de serviços financeiros/bancários.
· Empresas de produtos e serviços
financeiros.
c) Difusão em sindicatos e associações
de pensionistas e meios de comunicação.
d) O conteúdo é obtido após estudos de
pesquisas, reuniões, entrevistas, mapeando os segmentos da população alvo da
educação financeira.
“A Suécia tem longa tradição em
educar adultos por meio de associações e sindicatos”, explica a gestora FSA,
Viveca Wallen.
e) O modelo de estratégia é através de
“comunicadores”. Os membros da FSA treinam os professores, que a seguir se
tornam multiplicadores deste conhecimentos, disseminando-o a um número maior de
pessoas.
Eles são treinados em 2 dias de curso
intensivo, recebem o certificado, e passam a ter acesso aos membros da equipe e
à toda literatura produzida pelos projetos.
Outras estratégias
A partir de 2011, novas disciplinas
entram no currículo escolar, “finanças pessoais”.
São lançadas diferentes campanhas e
filmes com diferentes perfis – sempre alinhados com o tipo de público a que se
referem e se relacionam.
Exemplo: “Watch your cash” – dá um
prêmio de o equivalente a 7 mil reais à turma que apresentar a idéia mais
criativa para ajudar os jovens a gerenciar as finanças. A idéia vencedora de
2013 foi a criação de um blog para auxiliar adolescentes a controlar os gastos.
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