O modelo sueco de Educação Financeira

O modelo sueco de Educação Financeira
A agência de Supervisão Financeira da Suécia (FSA) desenvolve uma estratégia Nacional de Educação Financeira.
1.    Gradativamente quer transferir para o indivíduo a responsabilidade sobre o seu futuro financeiro (*refiro-me ao... longo prazo!)
De que método se dispõe a agir para alcançar este novo modelo?
Ensinar estratégias para a pessoa aprender a lidar com o que enreda e entrava um bom futuro financeiro – é cuidar com as complexas “ofertas de produtos/preços/condições”.

“Quanto mais complexas estão essas características de ofertas à cada vez mais as “pessoas estarão alienadas financeiramente” – alerta Cristina Kamp, economista FSA.

2.   A Comissão Européia reuniu seus governos para produzirem estratégias nacionais de educação financeira!

3.     FSA está cumprindo o cronograma de implantar um sistema de (1) conscientizar as pessoas sobre os produtos financeiros para (2) entender o real significado e os (3) efeitos desses produtos financeiros na vida das pessoas.

Como está sendo feita essa informação?
a)     Cursos para empregados de empresas, pensionistas, estudantes desde o nível médio e imigrantes.
b)    Programa de Educação Financeira - Diversos órgãos do governo estão patrocinando esta iniciativa FSA:
·       Agência previdenciária sueca.
·  Agência sueca de proteção aos consumidores de serviços financeiros/bancários.
·       Empresas de produtos e serviços financeiros.

c)     Difusão em sindicatos e associações de pensionistas e meios de comunicação.
d)   O conteúdo é obtido após estudos de pesquisas, reuniões, entrevistas, mapeando os segmentos da população alvo da educação financeira.
“A Suécia tem longa tradição em educar adultos por meio de associações e sindicatos”, explica a gestora FSA, Viveca Wallen.

e)    O modelo de estratégia é através de “comunicadores”. Os membros da FSA treinam os professores, que a seguir se tornam multiplicadores deste conhecimentos, disseminando-o a um número maior de pessoas.
Eles são treinados em 2 dias de curso intensivo, recebem o certificado, e passam a ter acesso aos membros da equipe e à toda literatura produzida pelos projetos.

Outras estratégias
A partir de 2011, novas disciplinas entram no currículo escolar, “finanças pessoais”.
São lançadas diferentes campanhas e filmes com diferentes perfis – sempre alinhados com o tipo de público a que se referem e se relacionam.


Exemplo: “Watch your cash” – dá um prêmio de o equivalente a 7 mil reais à turma que apresentar a idéia mais criativa para ajudar os jovens a gerenciar as finanças. A idéia vencedora de 2013 foi a criação de um blog para auxiliar adolescentes a controlar os gastos.

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