Um brinde à saúde!

Quer estar bem disposto em pleno verão?

Durante muitos anos participei de congressos de ginástica e aeróbica. assim, fui colecionando essas preciosas dicas:

Algumas maneiras de evitar a fadiga e tolerar melhor o calor do verão
Esteja afinado com o seu biorritmo. E conheça o seu biorritmo.
Se você costuma ir dormir as 11 da noite, seu “período mais alerta” do dia começa às 11 da manhã. Às 2 horas da tarde sentirá menos ativo.
Há pessoas que tem mais de um “período mais alerta”: entre 6 e 9 da noite.
É possível você mesmo fazer seus “períodos mais alertas”? Sim. Atividades!
BIORRITMO
a) Conversar. Uma simples conversa pode torná-lo alerta e tirar a sonolência. (Às vezes isso é vital na estrada e no trânsito!) Programe seus horários combinando-os com o seu biorritmo. Faça no horário de mais energia, as coisas que exigem sua maior atenção, ou que requeiram concentração.

GINÁSTICA
b) Exercício pode interromper o “ciclo baixa-energia”.
c) Caminhar. Quando sentir-se apático, dê uma caminhada no quarteirão e se sentirá mais alerta para ler e estudar. Para sentir um efeito energético duradouro, faça exercícios regularmente. Diz Nail Gordon, de “The Cooper Institute For Aerobics Research”: “o ideal é queimar de 700 a 2000 calorias por semana. Equivale a 30 a 40 minutos de caminhada, 5 vezes por semana.
Só no começo é que fazer ginástica pode deixar cansado. É que o corpo precisa de um tempo para se readaptar, e quando o faz, com o exercício ele dará a energia a mais. Para obter os efeitos revigorantes, o exercício tem que ser feito com energia. Sinta que está fazendo o exercício plenamente. Portanto, não a ponto de perder o fôlego. Manter o ritmo contínuo, esse é o segredo.

ALIMENTAÇÃO
d) Sua alimentação tem tudo a ver com sua energia vital. “Você é o que come. Escolha alimentos que tenham nutrientes”.
Carboidratos aumentam a produção de serotonina, uma química cerebral que produz o sono. Comidas gordurosas levam muito tempo para fazer a digestão, e não oxigenam bem o cérebro.
Queda de reservas minerais e vitaminas, levam à fadiga. De acordo com a Universidade Exeter, Grã-Bretanha, suco de beterraba ajuda a aumentar o vigor físico. Brócolis tem vitamina A e betacaroteno - anti-oxidantes. De acordo com o livro Poder dos Alimentos - Jorge Pamplona - “Favorece a eliminação do excesso de líquidos retido nos tecidos (edemas)”.
Um mineral muito energético que fortalece a concentração, encontra-se no brócolis, cenouras, maçãs, peras, pêssegos e uvas.
Coma 5 pequenas refeições.
Uma refeição muito farta deixará você sonolento até fazer toda a digestão. Não coma açúcar. Em 30 minutos você estará se sentindo cansado. Pois o açúcar é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea. Modere na cafeína. É estimulante só em pouca quantidade. Portanto, no “verãozão”, diminua drasticamente a ingestão de cafeína.

ENERGIA MENTAL
e) Cuidado com a fadiga dos maus pensamentos. Observe o que lhe aborrece. Sentimentos de raiva persistentes na convivência? Pode necessitar uma mudança no estilo de vida. A solução não é engolir a raiva. Se você não pode interferir na situação a ponto de mudar, então interfira na sua maneira de enfrentar a situação.

f) Respire profundamente - fadiga pode ser falta de oxigênio no cérebro. E finalmente, orar - afasta todas as más influências e você se sentirá revigorado. // MW.


*Matéria originalmente publicada em 31 de dezembro de 2012 - atualizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva