Equipe Wolff apresenta curso em capítulos - parte 2
Quais os passos para conseguir o progresso em sua equipe de trabalho?
Vamos, a seguir, estudar juntos as etapas que fazem parte do nosso plano de melhoria da equipe. É um programa elaborado para que os subordinados sigam e com isso alcancem as expectativas da chefia.
Primeiro
passo:
Definir as
lacunas. Ou os pontos que representam necessidades de melhoria: o que é que
está faltando para que o desempenho de cada um seja muito bom. Primeiro vamos
observar que quando os resultados estão insatisfatórios, podem ser apenas uma
conseqüência de um desses quatro fatores. Observe, líder do seu grupo, se não é
apenas uma questão de falta de...
a) ...
informação;
b) ...
elementos que o habilitem (por exemplo - equipamentos, materiais);
c) ...
questão de falta de tempo, problemas de tempo;
d) ...
habilitações ou entendimento da questão.
Aquele que
supervisiona, o líder do grupo, tem que verificar na atuação de seu grupo e
conferir quais desses quatro pontos acima pode ser a causa quando está havendo
um resultado insatisfatório. Detectando a causa notada é necessário apenas um
diálogo sobre a questão. Neste caso analisem juntos ponto por ponto o assunto,
dialogando claramente com o subordinado.
Segundo
passo:
Agora você,
liderança, tome as medidas necessárias para corrigir o defeito.
Uma vez
encontrado a questão causadora da ineficiência - ação positiva! É a hora de
agir em torno do problema para corrigi-lo de imediato. A ação está diretamente
relacionada com a natureza do problema encontrado. Se está faltando informação,
o supervisor deverá providenciar esta informação. De que maneira? A) Treino,
fornecer informação escrita. Tornar esta informação um recurso disponível.
Também pode ser uma questão de leitura adicional. B) Se é falta de material,
tente providenciar uma adaptação. Ou mudança de equipamento, ou mudar a atuação
dele de acordo com as facilidades materiais que estivem acessíveis. C) E se a
questão é o tempo? Examine a causa dos impedimentos. Quais as dificuldades de
disponibilidade de tempo de seu subordinado ou se é uma questão de
participação, interesse, envolvimento da parte dele (ele veste a “camisa do
time”?). D) Se a causa é a pouca habilidade, pouco entendimento, a solução é
fácil. Melhore a comunicação do seu treinamento.
Terceiro
passo:
Comunique
com clareza as suas expectativas - o que, qual o resultado, você espera obter
na participação daquela pessoa de seu grupo. E quais as conseqüências que a
atuação dele traz como resultado de todo o grupo.
Todas essas
providências que estão neste esquema, só podem produzir resultados positivos se
houver clareza de comunicação. E esta é a mensagem para o dirigente: tem que se
comunicar em relação às expectativas e obter a participação deles, manifestando
vontade de participar e responder à expectativa.
E os resultados serão auspiciosos para todos.
*Matéria originalmente publicada em 27 de dezembro de 2012 - atualizada.
E os resultados serão auspiciosos para todos.
*Matéria originalmente publicada em 27 de dezembro de 2012 - atualizada.
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