O Reitor Ignácio Lúcio Weschenfelder imbuído no ideal de transmitir a missão da Unilasalle

Com o objetivo de integrar o Centro La Salle do Rio de Janeiro ao total dos La Salle no mundo - O reitor convida os participantes da instituição a aderir aos princípios de João Batista La Salle. E assumir a missão social e intelectual "como uma luz que brilha": edificar a sociedade nos valores cristãos.
"Formar na integridade humana" torna-se uma responsabilidade desafiante. É a fé que forja a alma no ideal cristão. E o reitor completa seu raciocínio exclamando assim "Ao vivenciar o princípio da fraternidade, botem fé! [...] Mostraremos ao mundo [...] a formação de uma sociedade promissora!

-----------

Resumo MW – Unilasalle Revista 2014

O MEC definiu as instituições de ensino superior assim:
A Universidade é a que tem:
- Autonomia;
- Necessidade de um número mínimo de mestrados e doutores;
- Prerrogativa de abrir campus fora do município da sede;
- Percentual mínimo de mestres e doutores;
- E professores em tempo integral.

E o Centro Universitário conta com:
- Autonomia;
- Sem a prerrogativa de abrir campus fora da sede;
- E ainda com percentuais mínimos específicos de professores/doutores/mestres em tempo integral.

Faculdade (e denominações tais como instituto, faculdades integradas:
- São as instituições fundamentalmente de ensino;
- Sem autonomia para abertura/alteração de cursos.

Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico Ronaldo Curi Gismordi

Quais as dificuldades de atendimento aluno/professor, hoje em dia?
"O bom professor precisa estar atento ao fato de que seus alunos não são iguais, não ingressam nivelados [...] eis aí um desafio gigantesco para professores e instituições. [...] Por outro lado os discentes [...] expõem-se a um verdadeiro bombardeio de informações por múltiplos meios; são celulares tocando a todo momento, causando entra e sai das salas de aula. Essa realidade produz, não é difícil de compreender, descontentamento junto aos docentes" [...]

O que é fundamental para alcançar o sucesso no aprendizado?

"Por melhores que sejam as instalações físicas, os recursos de ensino à disposição de mestres e alunos, por mais que se esmere em elaborar bons planos de cursos, tudo isso indispensável, constata-se que a qualidade da relação docente-discente representa um elo fundamental no processo educativo. Não há formação consequente sem respeito. [...] Essa ação pedagógica não se aplica apenas ao Ensino Básico; vale também para o Ensino Superior. [...] Esse é o caminho para o sucesso".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva