“Penso, logo existo”.

Estas palavras são repetidas desde 300 anos atrás. Elas marcam um momento histórico no Pensamento do Mundo Ocidental.

Renée Descartes


O homem que pronunciou estas palavras, é a ele creditado o título de “Pai da Moderna Filosofia”.
Seu livro “O Discurso do Método de Conduzir Corretamente A RAZÃO”. É considerado a mais expressiva luz da história da filosofia. Por quê? É só a partir de Descartes que o mundo Ocidental centraliza a atenção na estrutura da mente, e não apenas nas coisas do mundo objetivo. Quer dizer: a atenção é na estrutura da organização do pensamento, em vez de ser direcionado nos objetos e objetivos de nossa atenção.
É a questão principal: a auto-conscientização do conhecimento que se tem sobre a realidade exterior.
Este é um novo ângulo de interesse de estudos que também, a partir daí, incentivou pensadores como Locke, Berkeley, Hume, e Kant.
O objetivo é encontrar a verdade ideal, conceituar na certeza de ser o verdadeiro conhecimento. De provar as bases de um saber consolidado, inquestionável. É um dos mais agradáveis de ler, de todos os livros da filosofia ocidental.

Descartes tem o zelo de construir um método científico, para a melhoria da humanidade em seu avanço no conhecimento. Ele está com plena certeza de que o homem pode adquirir um saber completo, mesmo começando sem a menor noção daquele assunto desde que aplique o método Descartes de estudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva