O Pai de Todos

Quando o adolescente rebelde vocifera "ninguém manda em mim" está aí o embrião do conceito "participação comunitária". Como é? Simples - a responsabilidade é compartilhada entre todos da comunidade. Como acontece no jogo de vôlei? É! Qualquer erro, ou falha, ou não-atividade... O grupo inteiro sofre as consequências. Até no futebol é assim. Quem não se lembra daquele jogador em campeonato mundial que se abaixou para amarrar a chuteira na  hora crucial de um jogo definitivo? Este foi o time campeão? Lógico, a consequência deste ato não foi o momento dele, isolado. Repercutiu para sempre! Ele é culpado? Ele é o co-responsável. Posso até me atrever a dizer - ele é o co-irresponsável. Então está aí o nosso sistema atual de viver em socidade pós-advento da internet.
É qualquer coisa parecida com as antigas sociedades tribais?
Quanto ao sistema vigorante para os nossos municípios brasileiros - o Estado Todo-Poderoso tem lá seus especialistas, com graduação no exterior e tudo mais. Só que este Estadão divide as responsabilidades ambientais, de saneamento, os cuidados com as águas, florestas, mananciais... E mais a responsabilidade de prover os estudos, saúde - tudo - é igualmente dividida com os municípios. E se o município errar, falhar, omitir? Não se pode culpar ao Estado. Todos são co-responsáveis.
A sociedade patriarcal acabou? Sei lá - parece que entendo assim - quem errar que pague sofrendo pelos seus erros.
Olho para esta sequência de raciocínio aqui descrita e me ocorre perguntar: Será que falta alguma coisa? Não tem alguma coisa a mais para melhorar este conceito participativo?
Para ter responsabilidade, a pessoa tem que ter um aprendizado na sua formação básica: Ética, respeito, diálogo... Amor? É o que os jovens estão aprendendo hoje?
Sei lá, agora como é que fica para compor este raciocínio? Da minha parte, ainda gosto da ideia de um pai zeloso, protetor - cuidadoso de sua próle (é o jovem aprender através do amor).
É muito cruel "aprender-sofrendo".

Copo Quebrado

Essa ideia de dividir a responsabilidade prematuramente - é um escândalo!
É o copo quebrado em mil pedacinhos. Cadê o brilho do cristal de uma linda taça?
Nós somos uma União Federativa? O conceito de união de um povo equipara-se a uma taça de cristal.
O sentimento de união numa família é uma taça de cristal.


Texto MW.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva