As qualidades máximas da liderança

Platão, no Livro X de A República, aprofunda-se no tema do conhecimento intelectual para alcançar um conhecimento filosófico que traga a sabedoria. Esta filosofia é muito além da “representação imaginativa” (poesia, arte). Concluímos que a pessoa que estuda com uma busca intensa da verdade, ela adquire um pensamento filosófico de sabedoria de viver. Isso é muito diferente do desenvolvimento de dons artísticos, que aprimora os sentimentos, mas não necessariamente desenvolve o discernimento que o talento filosófico traz. A filosofia, no pensamento que Sócrates traz para o livro de Platão, está em relação direta com as realidades básicas da vida.

Concluindo-se: este conhecimento que permite avaliar filosoficamente as questões, é a partir dele que uma pessoa constrói um caráter íntegro e com virtudes. Diz Sócrates - “Isto, tanto no indivíduo, como na composição que ele dá o nome de: O Estado na sua forma mais perfeita”.


No livro A República, existe uma comparação, desde o começo até o final do debate, estabelece-se uma comparação entre o indivíduo bem formado de caráter - e que, ao governar o Estado, este torna-se ideal. Compõe-se, assim, o pensamento de que - “O indivíduo, alcançando suas qualidades máximas do ser humano, ao exercer o Poder, o Estado encontraria sua máxima perfeição - em equivalência”.

Resumo MW

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva