NO DIA DA SUÍÇA, IDEIAS DE REINALDO WOLFF PARA A “SUÍÇA-BRASILEIRA”

Ideia de Reinaldo Wolff: 


Eu tive uma ideia para salvar Friburgo. Igual uma pessoa enferma tem que tomar injeção, a terra também precisa. Então, fazer tubos gigantes, profundos, como se fossem injeções onde se coloca húmus ativos. Extremamente fértil, e introduzido dentro da terra. Grande quantidade de húmus, de muito fertilizante. Aí coloca aquele fertilizante todo nas terras. É natural. E mais um detalhe - fazer como o japonês faz, ao invés do morro inteiro descendo - sistemas de prateleiras. Com pedra de contenção. Não excessiva para não sobrecarregar  em peso. Apenas para dar estrutura de parede. E a descida e a subida, como se fossem pequenas estradinhas. Como se fossem prateleiras, como o japonês faz. Então, ao mesmo tempo que a terra é fertilizada, ela é contida. E a terceira coisa - proibir construção em morros. Há muita terra plana - como Campo do Coelho, Barracão dos Mendes, aquela região toda. Aonde a terra é plana, deve ser construída. Onde é morro, deve ser tirada as pessoas da região do morro, para evitar novas calamidades. E a quarta coisa que tem que ser feito - é sondas na Alberto Braune, para verificação do impacto do subsolo. Feito com equipamentos de teste, até da NASA se preciso for. Para ver o risco da descida, por não ter sedimentação no subsolo. Se o subsolo está seguro, as pedras estão contidas com obra de engenharia, as terras do morro são contidas com sistema de prateleira dos japoneses, e injeção de húmus na terra... A terra tem que, também antes, areada - e colocar isso. Ou seja, entrar o ar e fertilizar. Então a terra vai ter sempre um sistema de irrigação e sistema de contenção. Para que a irrigação vá entrando em camadas mais profundas, para que o húmus funcione.
E com isso - a terra sendo contida, evitará novas calamidades. Então, construir em lugares planos.
Além dos rios - serem criadas barragens nas laterais dos rios. E não é como o Rio Bengala, em que eles fizeram só o concreto. Aquilo é anti-ecológico. O concreto tem que ter um afastamento - para, no local do rio, ter o sistema de plantios. A concretagem, na realidade, somente uma contenção preventiva. Não como uma forma definitiva como eles fizeram lá. Tem que ser definitiva a volta da natureza junto ao rio. Então o rio tem que ser todo plantado de árvores. E aí, as árvores dão, através das raízes, a contenção. E a mureta, fica por trás, como uma segunda proteção.
Então aí, Friburgo volta a se tornar um local seguro.
Outra coisa que é fundamental para a segurança da cidade, é cruzamento de dados do IBGE com a Polícia Civil, Militar, Federal e Municipal, para saber onde estão as pessoas perigosas e serem monitoradas, para antes de haver o risco, elas serem contidas. E serem readaptadas. Outra coisa que precisa ser feita, é religião e música em todo lado. Fazerem os jovens plantarem flores na cidade inteira, para desenvolver amor à cidade. E desenvolver um sentido de musica nos jovens. E ideais nos jovens, e cursos profissionalizantes. A assistência social tem que ser muito forte, para combater a violência. Se tudo isso for feito, vai evitar uma nova tragédia ou atitudes de violência na cidade.

Mais uma coisa precisa ser feita em termos de Friburgo - é colocar um certo isolamento em relação à Baixada. Parar com a linha direta da Baixada para lá. Tentar, compulsoriamente, tirar pessoas que vieram apenas com a finalidade de sugar e destruir e assaltar o lugar. Então, selecionar os habitantes. Através de leis municipais que impeçam atos de vandalismo. Teve ato de vandalismo, assim como é expulso do país, o município tem o direito de dar a expulsão de sua territorialidade. Então, a expulsão de sua territorialidade vai evitar que o banditismo entre na cidade. E a polícia tem que estar com walk-talk, e cruzamento de informações - através de um sistema integrado de computadores e câmeras. Então, a cidade se torna, efetivamente, um local de turismo, lugar de pessoas que querem realmente desenvolver e reativar os projetos do prefeito anterior, que saiu por motivos de doença. Muitos dos ideais dele estão certos. E a cidade deve readquirir a fachada de cidade Suíça Brasileira - revalorizando as culturas suíça, alemã, italiana e até nipônico - para que a cidade tenha valores culturais, valores religiosos, musicais e até espirituais. Aí a cidade volta a ser uma cidade jardim, uma cidade bela, de encantamento. E parar com atitudes de vandalismo, atitudes de liberalismo excessivo, de coisas que vão contra a família (O tema do carnaval deste ano em Friburgo foi “carnaval em família”). podem fazer atitudes com leis municipais. Não contra a Constituição, mas o município pode fazer suas leis. Tem que dar valor a aquilo que foi feito. “A terra é a semente”, ou seja, o homem e a mulher. É necessário ser revalorizada a vida, os valores culturais e os valores de família. Fiscalizando para não haver descalabro social. Dar liberdade, mas liberdade controlada para não haver o descontrole social. Mas se fizerem coisas nesse sentido, Friburgo volta a ser um lugar muito bom!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva