CANTOR JOÃO CAMILO EM ENTREVISTA EXCLUSIVA À EQUIPE WOLFF

Na tradição dos brasileiros, há um ditado: “A voz do povo, é a Voz de Deus”. Então, vamos ouvir esta voz que transforma vidas com a mensagem do seu louvor.

Reinaldo Wolff: Você é brasileiro?
João Camilo: Sou brasileiro!

Reinaldo Wolff: Não leve a mal, parece africano.
João Camilo: Parece. Muita gente já, no sertão do Brasil, me
pergunta “Você é africano?”. Não. Eu sou mineiro.

Reinaldo Wolff: Mas seria normal se fosse... Porque são todos filhos de um único Deus.
João Camilo: Graças a Deus, por isso né?

Reinaldo Wolff: Eu não vejo dois ou três deuses diferentes... Eu vejo um único Deus e Pai de toda a humanidade. Não há nenhuma diferença nisso.

MW: Aqui nós temos um pensamento... Como a gente pretende fazer uma revista, ou um livro – uma publicação impressa – nós precisamos que dê o seu nome, seu email, e a confirmação de que concorda, porque aí se refere aos direitos autorais da sua foto, e da sua entrevista.
João Camilo: Sem dúvida!

MW: Você não vai estar cedendo os direitos autorais da sua música. Só da entrevista, para autorizar a publicação.
João Camilo: Tudo ok. Beleza.

Reinaldo Wolff: João, como você descobriu a sua vocação?
João Camilo: Olha, eu sou cristão. Sou evangélico, graças a Deus. E eu sou um trabalhador da construção civil, eu sou mestre de obras. Eu comecei cantando uma música de Mattos Nascimento, uma música que fala “Há poder no sangue de Jesus”. Eu comecei cantando e vi que as pessoas gostavam do jeito que eu cantava. Comecei cantando também uma música de Valdeci Aguiar que fala “Vai dar tudo certo”. Numa certa madrugada, eu orando a Deus, eu perguntei a Deus “Senhor, eu gostaria que o Senhor falasse comigo. Se o Senhor quer que eu seja um cantor com a Tua Honra e a Tua Glória”. Quando eu coloquei a mão dentro da Bíblia, nas palavras de Deus, estava escrito assim “Certamente vos darei um nome e um louvor entre todos os povos da Terra”. Então, naquele momento, eu tinha certeza que eu era um cantor! E como eu tenho certeza que esse CD vai chegar na mão de todas as pessoas. Todas as pessoas vão conhecer esse louvor. Essa é a minha convicção.

Reinaldo Wolff: O que te levou a optar para este ramo de atividades?
João Camilo: Pela Palavra de Deus. Foi a Palavra de Deus que disse para mim - “Certamente vos darei um nome e um louvor entre todos os povos da Terra”. Larguei a construção civil, larguei tudo pela Palavra de Deus.

MW: Eu vi bastante iniciativa nesse seu CD. Você tem patrocínio, você tem a sua iniciativa de vender direto. Então isso tudo foi ideia sua, não é?
João Camilo: Deus quando dá algo, Ele dá condições. E essas condições, foi Ele quem me deu.

Reinaldo Wolff: Às vezes a pessoa fica com excesso de teoria e deixa de realizar. Como o João já colocou em prática, e já se pôs no caminho, e o caminho – ele vai descobrindo.
João Camilo: Ah, sem dúvida. Não sei se você vai me perguntar, sobre esse jeito de eu trabalhar, me enfiar no meio da sociedade, puxando minha caixa de som. Isso aí foi uma coisa que Deus que me deu.

Reinaldo Wolff: Você se sente realizado?
João Camilo: Sim! Realizado! Porque eu já vendi mais de 30 mil cópias desse CD! Tendo sido um trabalhador – peão de obra – eu já consegui vender mais de 30 mil cópias! Dificilmente tem uma pessoa que compra um CD só. Compra e quando chega lá na frente ele volta para buscar mais para os parentes. Igual formiga – levando lá no centro do buraco, o alimento.

Reinaldo Wolff: João, o que falta para você se sentir ainda mais realizado?
João Camilo: O que falta seria talvez essa entrevista aqui, agora. O que faltava é isso. Porque a Palavra de Deus me disse “Certamente vos darei um nome e um louvor entre todos os povos da Terra”, e a partir deste momento eu acredito que não é só Itaboraí que vai ver a entrevista – é o mundo!

Reinaldo Wolff: O que é o sucesso para você?
João Camilo: Ah, o sucesso para mim é fazer a vontade de Deus.

Reinaldo Wolff: Quais são seus planos de expansão?
João Camilo: O meu plano é levar meu CD a todas as criaturas da face da Terra!

Reinaldo Wolff: João, narre pra gente alguns fatos que ocorreram na sua trajetória de músico?
João Camilo: A trajetória é muito longa. Uma delas é o seguinte – quando eu gravei, eu gravei só duas músicas, “Este ano eu só venci” e “Tudo mudou”. E quando eu cheguei na minha cidade, com as duas músicas, em obra eu trabalho com pontes vicinais, eu estava trabalhando numa cidade chamada Campos dos Goytacazes, e sou mineiro. E eu estava trabalhando lá. E quando eu cheguei com as duas músicas, que eu coloquei no rádio, em todo lado começou a tocar. E em todas as casas, em todo lado, todos estavam escutando na rádio. Um amigo meu de lá, que é o Afonso Reis, grande amigo meu da Rádio Sociedade Ponte Nova... E ali todo mundo ouvindo. As pessoas topavam comigo na rua, me abraçavam, e me agradeciam... “Será que é você mesmo, João Camilo?” – e com aquilo eu fiquei muito feliz! E porque eu fiquei feliz? Fiquei feliz porque eu senti que naquele momento estava sendo realizada a Palavra de Deus na minha vida. Porque me falou “Certamente vos darei um nome e um louvor entre todos os povos da Terra”. E naquele momento que eu ouvi a música tocar no rádio, pra mim, a Palavra de Deus estava sendo cumprida ali naquele momento.

Reinaldo Wolff: Agora, conte alguns fatos pitorescos, de quando estava vendendo os CDs, ou pessoas que tenha conversado.
João Camilo: O que acontece é o seguinte – o vender na rua – eu passei a propor nas rádios. Mas vender pelas rádios é muito difícil. Vender não é brinquedo. É muito difícil! Mas se chegar com a mercadoria na mão das pessoas, colocar na mão deles... pela rádio, eles conhecem a música, mas ter o CD, e comprar, é muito difícil! Então, o que eu fiz? Eu arrumei uma caixa de som, e passei a andar com ela pela rua afora. Eu passei a ir onde tem o maior movimento de pessoas – em casa lotérica, hospitais, porta de banco, restaurante popular – lugar com movimento de gente eu passei. Agora, o que é que acontece? O que é arrastar uma caixa de som pela rua afora, dizendo que “Este ano eu só venci porque Jesus me ajudou”? Tocar uma música direto, dizendo que “este ano eu só venci”. Qual a intenção? A intenção é colocar esta música no ouvido das pessoas. Quando eu passo, as pessoas ouvem e ficam com a música na cabeça. Essa foi a meta. E com isto as coisas têm dado muito certo! Então eu acredito que estou no caminho certo e a partir deste momento agora outras coisas vão aparecer.

Reinaldo Wolff: João Camilo, o que é preciso melhorar?
João Camilo: Eu preciso de mais um passo. Porque eu ainda estou necessitando do outro dia. Eu preciso colocar o meu CD a nível de todo o mercado. Colocar o meu CD numa situação que eu continue fazendo o que eu estou fazendo. Mas eu não tenho essa “necessidade” de fazer. Quero ter uma venda com mais velocidade. Eu preciso dessa venda com mais velocidade.

Reinaldo Wolff: Como espera mudar o que acha que não está certo?
João Camilo: Eu sinto que pode melhorar no cumprimento da Palavra de Deus. Eu tenho uma certeza! Eu morro com essa certeza! E que todas as pessoas da face da terra vão conhecer este louvor. E quando eles conhecerem este louvor, aí verdadeiramente sei que as coisas mudaram.

Reinaldo Wolff: João, que mensagem de vida você passa para as pessoas que estão lendo esta reportagem?
João Camilo: A mensagem de vida é a seguinte – a melhor coisa que tem na vida é você servir a Deus. A melhor coisa que tem na vida é você ler a Palavra de Deus. A melhor coisa que tem na vida é você tomar uma decisão entre você e Deus. O Homem que toma uma decisão entre ele e Deus, tudo muda na vida dele. A pessoa pode estar caída, estar numa situação como eu estava... No ramo da construção civil eu fiquei devendo a muitas pessoas, e ficou muito difícil pra mim... E eu passei muita vergonha. Fui ameaçado, e muitas coisas aconteceram comigo. Mas eu tinha confiança nesse Deus! E que um dia eu ia sair daquela situação. Até que um dia eu estava dirigindo uma Kombi velha, e eu dei um tapa no volante e disse “Este ano eu só venci porque Jesus me ajudou!”. E a partir daquele dia, as coisas nunca mais ficaram naquela situação que eu estava.

Reinaldo Wolff: E agora, para encerrar a entrevista... Existem momentos em que a pessoa tem tristezas na vida, como você faz para superar estes momentos, e que vontade é esta de chegar adiante?
João Camilo: A tristeza é algo que faz você crescer. A primeira música que eu fiz diz assim “Muitas vezes sinto a vontade de chorar”. Quando eu atendi um telefone e eu fui naquela palavra que a pessoa me deu, eu fui humilhado por aquela palavra! E eu comecei a cantar “Muitas vezes eu sinto a vontade de chorar”. O momento difícil, o momento de tristeza não pode levar você à derrota. O momento de tristeza é só uma fase! Mas no momento em que você está levantando, é algo muito importante! Em que você está resgatando algo precioso, porque você esta levantando! Então, todos os momentos difíceis, pra mim, é uma oportunidade.

Reinaldo Wolff: Eu não sou do tipo triste, eu tenho a alegria no meu coração. Mas vejo que, muitas vezes, as pessoas querem te “puxar o tapete”. E é aí o grande desafio para o cristão – permanecer firme na sua fé para chegar aonde ele quer. Mas como você renova esta força espiritual?
João Camilo: Eu penso o seguinte – que ninguém consegue derrotar você. Eu sinto que o que Deus quer fazer, o que Deus quer usar, é maior! Os empecilhos que as pessoas põem na sua frente, não adianta colocarem. Porque você dá a volta, e quando o adversário perceber, você já está lá na frente. E ele continua com aquele obstáculo, achando que você ainda está lá. Mas você não está mais! Porque é pelo Poder de Deus. Quando entra o Poder de Deus, ninguém cerca. Não tem nada que impede. As oportunidades só chegam até você porque foi pelo Poder de Deus! Foi Deus quem fez! Vai aparecer barreiras, críticas, um monte de coisa contra – mas há o Poder de Deus! Porque só a gente mesmo, não consegue. A gente não tem condições. A gente é fraco. Mas quando você coloca o Poder de Deus, você passa por tudo aquilo e vence.

Reinaldo Wolff: Tudo é possível com o Poder de Deus.
João Camilo: Sem dúvida!

Reinaldo Wolff: A Equipe Wolff agradece a sua entrevista.

João Camilo: Eu fico feliz com isso! Desde já muito obrigado! Espero que todas as pessoas vejam e eu dou Graças a Deus!!


Veja a parte 2 da entrevista aqui:
http://equipewolff.blogspot.com.br/2013/09/cantor-joao-camilo-esse-ano-eu-so-venci.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva