Ney Joppert Júnior
2º Trecho da entrevista:
RW: E como é que o senhor fez essa transposição de estudar fitoquímica, até chegar a este tema - liderança?
Eles me chamaram para uma entrevista. Eu fui. E fiquei 27 anos trabalhando nessa organização. E dentro desse meu envolvimento aí, comecei a passar para Pesquisas, Qualidade, fui para a parte de Produção, Gerência, e Gerência de Qualidade, a partir daí entrei em Transformação Organizacional. Nesse momento em diante, comecei realmente na área de "Liderança". Você quer transformar uma organização? Tem que transformar nessa área: "Liderança".
MW: Fazendo uma "ponte" - esse estudo de plantas influiu em algum aspecto no seu modo de ver a questão Liderança?
Diretamente na Liderança, não... Mas tudo isso mostra que o mundo é mais complexo do que se imagina. E a gente tem que buscar inspiração nisso! Mas, voltando ali à pesquisa de plantas, a planta é um reator!
MW: Mas a observação de plantas lhe fez alguma influência, quanto à observação do comportamento do ser humano?
Se a gente olhar a planta como um ser vivo... A gente tem que respeitar a planta! A gente começa a desenvolver mais respeito com as plantas... E também com o ser humano. Começa a ver com mais respeito as desigualdades. "Os seres humanos são diferentes também?" - "São!" E assim, respeita-se... O respeito é muito importante. E é o seguinte, tem gente que diz "Ah, estou com 30 anos, o que vou fazer da minha vida?". E eu digo - "Meu amigo, 30 anos é tão jovem! Enquanto você tiver vida, está aprendendo. Você tem experiência para tudo. Veja o meu exemplo. Eu comecei numa organização onde trabalhei como empregado, depois tive minha empresa própria, fui trabalhar como consultor. E depois... Sou professor hoje e daqui alguns anos vou fazer outra coisa"... (discreto sorriso)
RW: O senhor pode ser escritor!
Enquanto você estiver vivo, você tem oportunidade de fazer coisas novas, aprender!
Em off:
Vou indicar Julio Nichioka. Vocês vão gostar muito dele! Ele é professor da UERJ. Ele tem uma visão muito interessante, é doutor nessa área, é engenheiro.
A seguir entrevista completa!
Comentários
Postar um comentário