A cultura do abacaxi

Ananás comosus

Apostila da Escola de Engenharia de Alimentos - Universidade Federal de Goiás - sob coordenação do prof. Dr. Ronaldo Veloso Naves em 2004, avalia: aspectos econômicos, melhoramentos, variedades, condições climáticas e outras - tais como
solo, topografia, umidade relativa, luminosidade, temperatura, ventos, altitude, métodos de propagação do abacaxizeiro, sistema de plantio e todos os tratos culturais, controle de praga, colheita, pós-colheita, armazenamento, característica química dos frutos, produtos (suco, doce, álcool), subprodutos (enzima, ácidos, ração). E por aí vai. 
O mais extraordinário, que me chamou atenção de imediato: é uma planta tropical, originária do Brasil (ai que bom! Essa delícia não é produto da China!). Está entre as 5 frutas mais consumidas no mundo e de muita importância social pela grande ocupação de mão-de-obra que necessita. No aspecto nutricional é o rei das frutas! Tanto em questão de açúcares, ácidos, quanto em teor de potássio, cálcio e fósforo. O produtor rural que quiser entrar nesta empreitada, para que não seja uma aventura, necessita mão de obra especializada e conhecimentos técnicos. Com tudo isso, tem um variado espectro de mercantilização. Destaque na indústria e subprodutos. 

O que eu sei é deste produtor/empresário de si mesmo: ele planta com as próprias mãos a produção que ele trás de caminhão e vem a Itaboraí vender. É a sua voz no alto-falante convidando ao comprador saborear esta especialidade de Marataízes - o abacaxi mais doce e saboroso que já provei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória de Anna Wolff nos meios de comunicação

O Poder da Diplomacia

Coronel Aurélio da Silva Bolze em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Wolff - retrospectiva