Resumo de Boletim Técnico Senac 2011: INOVAÇÃO
Educar para um pensamento voltado à inovação
Para o indivíduo, onde e como nasce um
pensamento voltado à inovação?
Como faz um país para medir a sua inovação?
Talvez:
2) Pelo montante de receitas financeiras
investidas em pesquisa e desenvolvimento.
3) Pela qualidade do sistema educativo.
4) Pela qualidade da administração pública.
A "OCDE" (Organização para a
Cooperação e o Desenvolvimento Econômico)
Defini: inovação é a capacidade de gerir os
conhecimentos, com a finalidade de gerar vantagens competitivas através da
produção de novos bens, processos e sistemas organizativos
Para o indivíduo, o que é inovação?
Eventos, descobertas, são inovadoras se tem uma resposta social. Isto quer dizer: a comunidade reconhece uma melhora de suas próprias condições, sejam elas, jurídicas, filosóficas, econômicas e médicas.
A natureza do termo - conceito inovação:
Em vez de definir vamos indagar a natureza
desse fenômeno cognitivo:
É a capacidade inquieta da mente em formar
imagens mentais, recombiná-las num prisma dinâmico com associações lógicas
originais.
É a capacidade humana de fundir elementos
perceptivos e procedimentos lógicos.
E com isso extrair elementos novos de
informações aparentemente banais.
É produzir respostas divergentes e criativas.
É olhar a realidade convencional a partir de
uma "ótica insólita".
É a capacidade de gerar hipóteses, cenários e
soluções diversas de um modo quase casual, e ainda fora de uma lógica padronizada.
Inovação é naturalmente "cultural".
A criatividade, a capacidade de pensar com inovação.
Aprender é uma mesclagem de: reconhecimento e
descoberta.
Aprender é a união do reconhecimento e da
descoberta: a união do conhecido e do desconhecido.
O pensamento educativo autêntico tem que levar
em consideração e assumir em seu caráter intrínseco: o fundamental (que é que
faz sentido).
Toda descoberta é uma conquista cognitiva que
inclui invenção e criação.
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